Primeira noite da Semana Acadêmica da Fisioterapia também reuniu egressos do curso e homenageou fisioterapeutas e professores
O curso de Fisioterapia da UNIVALE realizou na noite de segunda-feira (26) a abertura da sua Semana Acadêmica, tendo como palestrante convidado o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4), José Avelino de Melo Júnior, que discutiu a cultura empreendedora na profissão. A primeira noite da Semana Acadêmica também foi um momento para realizar homenagens pelo Dia do Fisioterapeuta (13 de outubro) e pelo Dia do Professor (15 de outubro).
Conforme a coordenadora, professora Anaile Toledo, tradicionalmente o curso realiza a Semana Acadêmica duas semanas após a data em homenagem aos fisioterapeutas. “O tema trabalhado nesta Semana Acadêmica é o ‘Ser fisioterapeuta’. Durante toda a semana, os alunos apresentam os produtos dos seus trabalhos nos seminários, com essa temática de ser fisioterapeuta, desde o processo de formação até o mercado de trabalho e da identidade profissional depois disso”, explicou Anaile.

Ao abordar a cultura empreendedora entre profissionais da Fisioterapia, José Avelino destacou a importância de conscientizar os futuros fisioterapeutas sobre a valorização profissional. A fala do presidente do Conselho Regional aos estudantes trouxe reflexões sobre gestão de mercado de trabalho, ética profissional, legislação que rege a Fisioterapia e conhecimento técnico-científico.
Você pode se interessar por:
“A identidade profissional do fisioterapeuta é de grande relevância e queremos manter na sociedade esse alto grau de percepção de valor do fazer do fisioterapeuta. Enquanto Crefito-4, nós nos preocupamos não só com nossos colegas, mas também com os nossos futuros colegas. Atividades institucionais, como essa aqui na UNIVALE, colocam todos na mesma página, trazendo um amadurecimento para que eles tenham sucesso na profissão. A gente procura desenvolver esse tema do empreendedorismo nas nossas palestras institucionais do Crefito-4, para dar essa segurança a esses nossos futuros colegas”, disse Avelino.

O primeiro dia da Semana Acadêmica também teve mesa-redonda com quatro egressos do curso. “Cada egresso representa uma área da Fisioterapia. Temos um representante da gestão pública e da atuação clínica na atenção primária, temos o fisioterapeuta que vai representar a atenção secundária, outro egresso fisioterapeuta representa a atenção terciária, a atuação dentro do hospital, e um quarto egresso representa o atendimento domiciliar”, detalhou a coordenadora do curso.
E, por fim, os fisioterapeutas do corpo docente foram homenageados pelo Dia do Fisioterapeuta e pelo Dia do Professor. “Entregamos um certificado de Honra ao Mérito Docente Fisioterapeuta. Além de 13 de outubro ser Dia do Fisioterapeuta, 15 de outubro foi Dia do Professor. Enquanto coordenadora, em nome do curso eu entrego essa honraria de mérito aos nossos professores fisioterapeutas, bem como as nossas duas responsáveis técnicas, que também são fisioterapeutas. Então, são 17 fisioterapeutas homenageados”, concluiu a professora Anaile.













