Semana Direito Univale 2023

Semana do Direito 2023 dá protagonismo a alunos da UNIVALE

14 novembro, 2023

Com atividades no campus I e em ambientes externos, em espaços onde acontece a prática jurídica, a Semana do Direito da UNIVALE deu protagonismo aos alunos em diversas atividades, que incluíram júri simulado, produção de podcasts e mediação de conflitos, entre outras. O coordenador do curso, professor André Rodrigues Santos, celebra o sucesso da Semana Acadêmica, realizada entre os dias 6 e 11, com participação de estudantes de todos os períodos.

“Foi uma semana de ações exitosas, com execução de projetos integradores de ensino, pesquisa e extensão, além de práticas jurídicas, colocando nosso aluno sempre como protagonista das ações. O que ele aprende em sala de aula, ele pratica. Nosso curso trabalha a teoria, aliada à prática. Nossos alunos, desde o primeiro período até os últimos períodos, trabalham a ideia central do curso, para benefício da comunidade externa”, disse André.

Ao realizar atividades em ambientes externos – como a discussão de direitos fundamentais no cárcere (no Centro Socioeducativo, onde são internados os adolescentes em conflito com a lei); o júri simulado, no Fórum; ou a simulação de uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) –, os estudantes começam a ter experiências em locais onde trabalham os profissionais do Direito.

“Estamos preparando o aluno para o mercado. Nosso aluno já começa a ter contato com o ambiente futuro de trabalho e já começa a se familiarizar com esses ambientes, discutindo direitos básicos com a sociedade. E no evento sobre Direito e Literatura, a gente trouxe alunos das escolas públicas para o ambiente acadêmico, visitando a universidade”, destacou o coordenador do curso.

A estudante Beatriz Carvalho comentou a experiência de atuar em uma simulação de recurso em um Tribunal. “A gente faz uma análise do processo que a professora nos deu, e a gente simulou como se fosse realmente em um Tribunal, apresentando nossas teses e defesas, para requerer o julgamento da parte que estamos defendendo”, explicou a aluna.

Veja mais sobre o julgamento de recursos na Semana do Direito:

Direito em Ação

Encerrando a Semana do Direito, o evento “Direito em Ação” aconteceu na manhã de sábado (11), no campus I, atendendo a sociedade com a conciliação e mediação de conflitos. “Trouxemos várias pessoas, que já são atendidas pelo nosso Escritório de Assistência Judiciária e que tenham situações problemáticas e processos, e tentamos uma possível conciliação. O que foi possível resolver, nós resolvemos com conciliação e mediação. É uma forma alternativa de resolver conflitos e que concede celeridade à solução de problemas”, observou o professor André Rodrigues.

Veja o registro que a UNIVALE TV fez do Direito em Ação: