Vista do campus II da Univale para o rio Doce e o Pico da Ibituruna

UNIVALE recebe Seminário de Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce

20 junho, 2023

Com eventos em quatro municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo ao longo desta semana, entre os dias 19 e 24, o Seminário de Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce chega a Governador Valadares na quinta-feira (22), e toda a programação em solo valadarense será realizada na UNIVALE, que é apoiadora do evento realizado pela Fundação Renova. O Seminário também tem debates em Itueta e nas cidades capixabas de Linhares e Colatina.

A ciência cidadã é a produção de conhecimento com o saber acadêmico aliado às contribuições de diversos segmentos da sociedade, incluindo não-cientistas. Na UNIVALE, projetos com essa finalidade são desenvolvidos principalmente pelo Laboratório Cidadão de Ecologia do Adoecimento e Saúde dos Territórios (Leas).

Professor Hernani Santana, coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental

Coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental na universidade, o professor Hernani Santana destaca ainda o papel comunitário da instituição como um fator importante para receber o Seminário de Ciência Cidadã. “É muito importante a participação da UNIVALE neste evento, ainda mais se tratando de uma universidade comunitária. A participação em projetos de pesquisa e em eventos que envolvam a ciência cidadã é algo que estreita os laços entre pesquisadores e cidadãos comuns. Isso mostra a pluralidade que a Universidade Vale do Rio Doce tem em suas pesquisas”, frisou Hernani.

Programação do Seminário da Bacia do Rio Doce em Valadares

O primeiro evento do Seminário de Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce em Valadares será nesta quinta-feira (22), a partir de 14h, com debate sobre “Ciência Cidadã: do conceito à transformação” e troca de experiências entre os “Projetos de Ciência Cidadã na bacia do rio Doce: biodiversidade e monitoramento hídrico participativo”.

Na sexta, o primeiro debate, às 8h, será sobre “A institucionalização da Ciência Cidadã: o papel dos espaços de governança e as políticas públicas”. Às 10h45 acontece o workshop “Um olhar de governança para a Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce”. A programação da tarde também prevê um debate e um workshop respectivamente sobre “Ciência Cidadã e Conservação: o potencial das unidades de conservação”, e “Um olhar de conservação para a Ciência Cidadã na Bacia do Rio Doce”.

O sábado, último dia de Seminário, começa às 8h com o workshop “Monitoramento hídrico participativo”. Às 8h30, o debate é sobre “A Ciência cidadã nos ensinos básico e superior”, e às 10h45 acontece o workshop “Um olhar da educação para a ciência cidadã na Bacia do Rio Doce”. No período da tarde, às 14h começará o debate “Ciência Cidadã: redes de monitoramento participativo da biodiversidade”, e às 16h o Seminário se encerra com o workshop “Avanços e desafios da ciência cidadã na conservação da biodiversidade na Bacia do Rio Doce”.

Vista do Rio Doce em Governador Valadares (Foto de Rafa Tecchio)