Seminário de Cultura de Paz nas Escolas, realizado no auditório da Univale

Seminário sobre cultura de paz nas escolas reúne educadores na UNIVALE

05 setembro, 2023

Educadores e gestores escolares, das redes pública e privada, vieram à UNIVALE na manhã de terça-feira (5) para o 1º Seminário Cultura de Paz nas Escolas. A prevenção à violência no ambiente escolar foi o tema de destaque do encontro, que ainda teve apresentações artísticas e palestras sobre inclusão e direitos humanos, proferida pelo professor Marco Antônio Torre, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e sobre o diálogo da escola com seu território, ministrada pela professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), da UNIVALE.

O seminário foi realizado pelo Conselho Municipal de Educação (CME). A presidente do CME, Maria das Graças Duarte, enfatizou a necessidade de que conselhos de Educação em todo o país adotem práticas pedagógicas que construam a paz em todos os ambientes sociais, especialmente os ambientes escolares.

“O CME decidiu mobilizar todos os atores envolvidos. Gestores, professores, pais, estudantes e membros da sociedade civil, todos estimulando o debate e o exercício da cidadania, e experimentando, através do diálogo pacífico, como construir uma democracia que traga solução de conflitos. O objetivo é que se estabeleça no ambiente educacional um ambiente de interação, com relações sociais saudáveis entre todos os indivíduos, e assim também na família e na sociedade”, disse Maria das Graças.

Representante do segmento ensino superior no CME, a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIVALE, professora Wildma Mesquita, destacou a necessidade de prevenção da violência e solução de conflitos. “O objetivo aqui é promover uma cultura de paz nas escolas. Essa é uma importante iniciativa do Conselho Municipal de Educação para fomentar nas escolas e nas gestões essa cultura de paz. A gente viu, no início deste ano, várias ondas de fake news de ataques e esse momento é para sensibilizar gestores e professores sobre como lidar com conflitos nas escolas”, declarou Wildma.

Cultura de paz e jornada pela educação

Representando a reitora Lissandra Lopes Coelhos Rocha, a pró-reitora acadêmica da UNIVALE, Adriana de Oliveira Leite Coelho, avalia que a realização do Seminário sobre Cultura de Paz nas Escolas é um marco importante na jornada pela educação e pela promoção de um futuro mais harmonioso para a comunidade. “A presença massiva de educadores, representantes da comunidade, autoridades e parceiros demonstra o compromisso que todos compartilhamos com a construção de um ambiente educacional mais pacífico e inclusivo. Este Seminário é o resultado de um esforço coletivo, e fruto do trabalho árduo de muitos”, observou Adriana.

Presente no Seminário de Cultura de Paz nas Escolas, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, frisou que atualmente os alunos passam mais tempo nas escolas que com as próprias famílias, e que a transmissão de bons valores é importante na prevenção à violência. “O dever nosso na educação é muito maior que simplesmente educar, levando a tecnologia, a ciência e inovação. Esse é o mundo atual, e a gente precisa acompanhar, senão a gente não insere nossos alunos no mercado de trabalho. Mas precisamos da família e da cultura de paz, temos que buscar o equilíbrio. Esse é o nosso dever mais profundo”, considerou André.

Também participaram do Seminário o secretário Municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata; a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Sandra Márcia Ferreira; e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Nordeste Mineiro (Sinepe-NE), Samuel Lara de Araújo.