seminário de pedagogia

Seminário Integrador do curso de Pedagogia promove reflexão sobre Educação Ambiental e descarte de resíduos sólidos

20 dezembro, 2023

O evento trouxe a importância da conscientização sobre o descarte adequado de resíduos sólidos, com destaque para a coleta seletiva

No dia 4 de dezembro, foi concluído o Seminário Integrador do curso de Pedagogia, que teve como tema central a Educação Ambiental. O evento trouxe à tona a importância da conscientização sobre o descarte adequado de resíduos sólidos, com destaque para a coleta seletiva.

Durante o seminário, foram debatidos dois textos-base, que serviram como referência teórico-metodológica. O primeiro texto, intitulado “Por uma educação menos seletiva: reciclando conceitos em Educação Ambiental e resíduos sólidos”, publicado na Revista Brasileira de Educação Ambiental, abordou a necessidade de repensar os conceitos relacionados à Educação Ambiental. Já o segundo texto, intitulado “O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental”, trouxe reflexões sobre o papel da reciclagem e suas implicações ideológicas.

IMG 20231204 195227

O evento reforçou a importância da Educação Ambiental como ferramenta para a conscientização e transformação social mostrando uma iniciativa enriquecedora, que contribui para a formação dos futuros pedagogos, preparando-os para enfrentar os desafios relacionados à Educação Ambiental e ao descarte adequado de resíduos sólidos.

Além das discussões teóricas, os alunos também realizaram diagnósticos sobre o descarte de resíduos sólidos em escolas públicas parceiras e na própria UNIVALE. Os resultados revelaram que nem todos os ambientes avaliados lidam de forma satisfatória com o descarte adequado dos resíduos. “Ficou evidente a necessidade de uma reflexão crítica e abrangente sobre os valores culturais da sociedade de consumo, o consumismo, do industrialismo e os aspectos políticos e econômicos relacionados à questão do lixo”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Wildma Mesquita Silva.

Seminário apresenta ação de conscientização ambiental em escolas públicas

A ação, realizada como parte do Seminário Integrador do curso, teve como objetivo promover a reflexão sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e contou com a participação ativa de estudantes do curso de Pedagogia da UNIVALE.

seminário de pedagogia

Os estudantes, divididos em grupos, realizaram diagnósticos nas escolas parceiras do município e região, e também na própria UNIVALE, analisando como o descarte de resíduos sólidos é realizado. Os resultados revelaram que nem todas as instituições lidam de forma satisfatória com essa questão, evidenciando a necessidade de uma reflexão crítica sobre os valores culturais relacionados ao consumo e ao desperdício.

Aluna do segundo período do curso de Pedagogia, Ana Clara Pires de Oliveira participou das ações desenvolvidas na Escola Municipal Olegário Maciel, do bairro JK1. “Quando visitamos a escola, percebemos que mesmo o assunto sendo trabalhado em sala de aula, as crianças ainda sentem vontade em aprender cada vez mais. Ministramos palestras e falamos sobre meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem. Foi muito satisfatório, aprendemos muito também”, afirmou Ana.

A ação dos estudantes demonstra o compromisso da instituição em formar profissionais conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente. Essa iniciativa contribui para a construção de uma sociedade mais sustentável, onde a educação ambiental é valorizada e praticada em todas as esferas da sociedade.