Curso de Psicologia da Univale promove Seminário Integrador

18 novembro, 2021

Evento abordou impacto da pandemia na saúde mental de grupos mais vulneráveis, como mulheres e LGBTs

O Seminário Integrador do curso de Psicologia da Univale abordou o impacto da pandemia na saúde mental. Entre os temas trabalhados pelas turmas, destacam-se o aumento da violência doméstica e contra pessoas LGBTs, principalmente pessoas trans.

O Brasil segue sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo, e na pandemia esse número aumentou em 41%. Um dos grupos que participaram do seminário grupo argumentou que essas pessoas, que muitas vezes se encontram em situação de prostituição, não tiveram amparo do governo. Como não foram tratadas como um grupo em situação de risco, mesmo que fossem, as mortes aumentaram tanto por casos de Covid, quanto pela própria violência que sofrem diariamente.

WhatsApp Image 2021 11 18 at 14.00.49
Raquel Paixão e Valéria Alves, do primeiro período do curso de Psicologia da Univale, apresentam seminário e falam de saúde mental de LGBTs durante a pandemia.

Raquel Paixão, estudante do primeiro período de Psicologia, que apresentou o seminário sobre os desafios na proteção à população LGBTQIAP+, afirma que falta uma humanização destes indivíduos, que eles precisam ser vistos para que então políticas públicas de proteção sejam criadas especificamente para eles.

Políticas de apoio e proteção às minorias sociais durante a pandemia foram criadas, porém, como a estudante destaca, essas políticas não abrangeram a todos — há a necessidade de levar em consideração os desafios diários e violências que os LGBTs e mulheres sofrem em casa, e enxergar como o isolamento social pôde potencializar essas agressões.