PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu
Tela da exibição em videoconferência do Seminário aberto sobre Direito, Literatura e Reinvenções Simbólicas do Território

Seminário sobre Direito, Literatura e Reinvenções Simbólicas do Território discute livro “Quarto de Despejo”

11 junho, 2024

Obra da escritora Carolina de Jesus foi debatida no seminário, traçando um diálogo com a produção do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos

O grupo de pesquisa Direito, Literatura e Reinvenções Simbólicas do Território realizou seu 5º Seminário Aberto. Realizado de forma remota pelo o Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd), um laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, o seminário com o tema “Diálogo em tempos neoliberais” discutiu o livro “Quarto de despejo”, da escritora Carolina de Jesus, debatendo ainda a produção do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, professor do curso de Direito da Univale
Bernardo Nogueira

Coordenado pelo professor Bernardo Nogueira, que leciona na graduação em Direito e no GIT, o grupo de pesquisa tem participação de estudantes e docentes de ambos os cursos. “Temos dezenas de artigos publicados, uma dissertação de mestrado já foi fruto desse projeto de pesquisa, e já temos mais duas em andamento”, salientou o docente. Bernardo destaca que o seminário “Diálogo em tempos neoliberais” atraiu participantes da própria universidade e também pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de outras instituições do Brasil.

“É uma forma de fazer pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, que permite com que a gente abra um debate democrático acerca das questões sobre o tema da nossa pesquisa. Em especial, neste momento, discutimos a obra literária Quarto de Despejo, da Carolina Maria de Jesus, em diálogo com o pensamento de Boaventura de Sousa Santos, tendo o Direito e o Território como seus elementos estruturantes fundamentais. É uma forma de integrar a graduação com o mestrado, além de ser uma oportunidade de fazer com que os alunos da graduação já dialoguem com pesquisas realizadas no mestrado desde o início do curso”, destacou Bernardo.

O quarto de despejo e a linha abissal

Letícia Vasconcellos Moreira, aluna do mestrado em Gestão Integrada do Território
Letícia Vasconcellos Moreira

A palestrante no 5º Seminário Aberto de Direito, Literatura e Reinvenções Simbólicas do Território, “Diálogo em tempos neoliberais”, foi a aluna do GIT, Letícia Vasconcellos Moreira. Graduada em Direito, ela trouxe a apresentação intitulada “Vivendo após a linha abissal – um diálogo da obra ‘Quarto de despejo: Diário de uma favelada’, com o pensamento de Boaventura de Sousa Santos”.

Em sua fala, Letícia propôs uma reflexão sobre o pensamento hegemônico dominante e as lutas contra-hegemônicas, relacionando a crítica à globalização feita pelo português e a marginalização vivida por indivíduos vulneráveis, reforçada por políticas neoliberais que amplificam estruturas de poder e aprofundam a exclusão e a precarização das condições de vida. E a obra de Carolina de Jesus, argumenta a mestranda, denuncia o sistema social e político que fecha as portas para o sujeito periférico.

“A criação e a negação do outro lado da linha fazem parte dos princípios das práticas hegemônicas. Existem sujeitos e grupos para os quais a modernidade e suas promessas chegaram, os direitos foram garantidos, e formas de emancipação social emergiram. Em contrapartida, existem outros que permanecem marginalizados e vivem após a linha abissal, considerados selvagens ou sub-humanos. O projeto neoliberal utiliza o Direito como um instrumento que sufoca e desestimula insurreições e movimentos sociais, criando uma universalidade de pensamento e uma verdadeira “ditadura das leis”, em que somente um lado é realmente beneficiado, enquanto o outro acredita estar protegido, mas, essencialmente, é explorado”, considerou Letícia.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down