Uma mão puxa um bilhete onde se lê "Não se compare aos outros, sua jornada é única", em ação do Setembro Amarelo. Há balões na imagem, e um deles contém um papel onde se lê "Você é mais corajoso que imagina"

Ação do Setembro Amarelo promove valorização da vida na UNIVALE

21 setembro, 2023

Massagem, aferição de pressão arterial e muito carinho. Todo dia é dia de conscientizar sobre a valorização da vida, mas a quinta-feira (21) foi especial para a comunidade acadêmica da UNIVALE, com uma ação feita no intervalo das aulas para destacar a notoriedade do Setembro Amarelo.

As atividades foram feitas em parceria entre o Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3), Setor de Biossegurança e o curso de Psicologia. “Nosso objetivo é fazer uma conscientização e mobilização sobre a valorização da vida”, frisou a professora Priscila Gonçalves. Estudante de Psicologia, Jéssica Rodrigues destacou que a ação foi pensada como um cuidado com alunos e docentes: “Nós fizemos aqui um espaço para os professores, um espaço de desabafo. Para que os alunos venham, possam desabafar, ler uma carta motivacional”.

Enfermeira do Setor Biossegurança, Camila Castro pontuou a necessidade de cuidar da saúde física e mental. “Esse evento é muito importante, para que a gente consiga cuidar dos alunos e dos professores da instituição, para que a gente consiga conscientizá-los. É um momento de relaxamento, a gente tem um momento de aferição de pressão arterial, tem a cadeira relaxante. É um Setembro Amarelo para a gente cuidar da saúde, tanto mental quanto física, dos alunos e professores aqui da instituição”, disse Camila.

Também aluna de Psicologia, Raphaela Dias enfatizou a necessidade de promover o acolhimento às pessoas. “Nos últimos anos, esse movimento do Setembro Amarelo vem ganhando muita notoriedade. E a gente trouxe isso para a universidade, para mostrar para as pessoas que, se elas quiserem procurar ajuda, elas serão acolhidas. Nós estamos aqui para ouvir, para dar a atenção necessária”, afirmou Raphaela.

Veja a ação do Setembro Amarelo neste vídeo da UNIVALE TV: