Foto mostra uma mulher (apenas as pernas), com bengala, andando por um piso táctil. Foto ilustrativa para material sobre pessoas com deficiência

UNIVALE realiza Semana das Pessoas com Deficiência

22 setembro, 2023

Entre os dias 25 e 29 de setembro, a UNIVALE vai realizar a Semana das Pessoas com Deficiência. O evento faz parte do Setembro Verde, campanha dedicada à inclusão das pessoas com deficiência. Durante os cinco dias, diversas atividades acontecerão na universidade. A programação é organizada pelo Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3), em parceria com diversos cursos da instituição.

A programação terá eventos dentro da própria universidade e também na Praça de Esportes, a partir das 9h do dia 29 (sexta-feira), em parceria com outras entidades que trabalham com a inclusão de pessoas com deficiência e suas famílias. A psicóloga do Espaço A3, Adelice Bicalho, salienta que a realização dessas atividades deve sensibilizar a comunidade acadêmica e a comunidade externa da importância de garantir os direitos das pessoas com deficiência.

“É interessante a gente falar que a luta das pessoas com deficiência é nossa, não é apenas delas [pessoas com alguma deficiência]. É uma luta que deve ser da sociedade, e quando falamos do Setembro Verde, que traz essa visibilidade da luta pela inclusão da pessoa com deficiência, nós temos que pensar sempre que a luta é de todos nós, por uma sociedade mais inclusiva e mais humana. Na missão da UNIVALE existe esse lugar de ser uma universidade inclusiva”, comentou Adelice, que também é professora do curso de Psicologia.

A Semana das Pessoas com Deficiência na universidade também tem participação do Polo Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope) e cursos como Psicologia, Nutrição e Fisioterapia. A programação acontece em setembro por ser o mês em que se celebra o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21.

Veja a entrevista que Adelice Bicalho deu à UNIVALE TV para falar da Semana das Pessoas com Deficiência: