Saiba em quais situações um projeto de pesquisa pode ser oficialmente registrado na Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação:
1. Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Edital Interno
Regularmente a Universidade Vale do Rio Doce, por meio da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, abre editais destinados à docentes interessados em concorrer ao processo seletivo de projetos de pesquisa. Os editais são amplamente divulgados no site da instituição, promovendo a ampla possibilidade de participação do corpo docente. Os projetos inscritos são avaliados por uma comissão designada pela Reitoria/Diretoria, e os projetos aprovados são institucionalizados por meio da Diretoria/Conselho Universitário (CONSUNI).
2. Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Editais Externos
Quando um docente tem um projeto, sob sua coordenação, aprovado em edital de algum órgão de fomento externo (FAPEMIG, CAPES, CNPq, entre outros) e que não concorreu ao edital regular da instituição, ele deve submeter o projeto para institucionalização por meio da Diretoria/CONSUNI.
3. Institucionalização de Projetos de Pesquisa aprovados em Instituições externas/Órgãos de Fomento, com atuação de docente da UNIVALE como colaborador
Quando um docente da UNIVALE é convidado a participar em projeto de pesquisa externo já registrado e aprovado em outra universidade/órgão de fomento e pleiteia destinação de horas para esta participação, ele deve submeter o projeto para institucionalização por meio da Diretoria/CONSUNI.
4. Institucionalização de Projetos de Pesquisa em casos especiais
Quando um docente elabora e apresenta um projeto de pesquisa de grande relevância para a instituição e não foi possível submetê-lo dentro do prazo do edital interno regular.
Quando um docente, atendendo à solicitação da gestão superior, elabora um projeto de pesquisa para uma demanda específica e não é possível submetê-lo dentro do prazo do edital interno regular.
ATENÇÃO: Para mais informações, envie um e-mail para pepg.pesquisa@univale.br