Em Governador Valadares já existe uma cultura de migração para os Estados Unidos, e muitas pessoas se aventuram a cruzar a fronteira até mesmo de forma ilegal para tentar a vida na América do Norte. Mas existem alternativas para viver e trabalhar de forma documentada. Egresso do curso de Sistemas de Informação da Univale, Bruno Chaves Loureiro explicou essas possibilidades na palestra “Os desafios e oportunidades do mercado de trabalho americano”, realizada na noite de segunda-feira (30/10), no Auditório A do Campus II.
Bruno foi estudante de Sistemas de Informação na Univale entre 2006 e 2009, e desde 2016 vive nos Estados Unidos. Na palestra para os alunos da universidade, ele explicou as diversas formas legais de obter autorização do governo norte-americano para migrar e trabalhar no país.
“Eu fui pra lá em 2016, comecei a trabalhar com estágio sem remuneração em empresa de TI. Assim que peguei minha permissão de trabalho, através do meu visto de estudante, em 2017, a empresa em que eu era estagiário começou a me pagar. O processo do green card começou em 2017 e terminou em 2020. Ter uma graduação e meu diploma de bacharel foram diferenciais”, comentou.
A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Rossana Cristina Ribeiro Morais, acredita que as experiências de Bruno contribuirão para incentivar outros alunos. “É um momento muito importante para os alunos, porque muitos apontam este interesse de trabalhar no mercado americano, seja presencialmente ou de maneira remota. E o Bruno vem trazendo essa experiência para os estudantes se organizarem para essa possível experiência internacional”, afirmou Rossana.