SOS Buracão: campanha de natal busca arrecadações para famílias do Carapina

18 novembro, 2021

A iniciativa da campanha SOS Buracão partiu dos alunos do 1º e 2º período de Jornalismo e Publicidade, após uma visita ao Buracão no Carapina

Por: Natalia Lima Amaral

A campanha “SOS Buracão: um natal mais feliz” busca arrecadar doações para as famílias que moram na comunidade do Buracão, no bairro Carapina. A iniciativa surgiu após os alunos do 1º e 2º período dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIVALE realizarem um trabalho prático no local. Sensibilizados com a realidade dos moradores, eles reuniram suas ideias e formaram essa força tarefa, que recebeu o slogan “A felicidade tem urgência”, e já conta com o apoio da Hausmalte e Papel de Seda.

Campanha SOS Buracão arrecada doações para famílias do Carapina

Na disciplina de Linguagem Cinematográfica, o professor Roberto Villela Filho trabalhou a prática junto com o professor João Paulo de Oliveira Xavier, orientador do Projeto Integrador dos cursos de comunicação. Eles realizaram visitas ao Buracão, onde a tarefa era produzir mini documentários, de aproximadamente dois minutos, que mostrassem a visão que os alunos tiveram do local.

O ponto de partida, para os alunos, foi visitar todo o conteúdo já produzido pela UNIVALE sobre a comunidade do Buracão. O professor Roberto ressalta que a intenção é manter esse material vivo e para consulta de todos que têm interesse no projeto. O SOS Buracão já existe desde 2016 e recentemente ele busca ganhar mais suporte dos outros cursos da UNIVALE.

O aluno Pedro Cláudio Campos, do 2º período de Publicidade, contou que o objetivo da ação é trazer mais alegria aos moradores da comunidade.

“Desenvolver essa campanha está sendo incrível! Lembro que a sala estava reunida após a visita no Buracão e nos perguntamos ‘Vamos acabar por aqui?’. Isso partiu de nós, alunos. E saber que podemos fazer as pessoas mais felizes do que elas já são é gratificante”

Glenda Neves Costa, também do 2º período de Publicidade, é uma das alunas à frente da campanha e conta com muito amor sobre o engajamento das pessoas com as arrecadações.

“É muito gratificante. Já participei de outros projetos sociais na igreja e ver o apoio de outros colaboradores assim é maravilhoso. Fizemos reuniões com a Lissandra, reitora da UNIVALE, e conseguir engajar a todos é incrível”
WhatsApp Image 2021 11 18 at 15.08.04 1
Foto: Pedro Cláudio Campos

A professora Eunice Maria Nazarethe Nonato, líder do projeto SOS Buracão, disponibilizou um relatório para os alunos que estão à frente no projeto, indicando que são mais de 100 famílias beneficiadas pela campanha, envolvendo 75 crianças. As arrecadações começam dia 16 de novembro e terminam dia 10 de dezembro, aceitando alimentos, artigos de papelaria, roupas, fraldas adulta e infantil e livros.

Após a coleta das doações com a campanha do SOS Buracão, os alunos envolvidos diretamente no projeto farão uma triagem dos produtos arrecadados, distribuindo-os entre as famílias beneficiadas. A data de entrega ainda não está definida, mas será um evento preparado especialmente para a comunidade.

Os pontos de coleta são:

• Basic Chic - Rua Caio Martins, 56 - Centro
  • Espaço Kids - Hospedaria Infantil - Rua José Ivair Ferreira Matos, 778 - Lagoa Santa
  • Missesfit - Avenida José Ivair Ferreira Matos, 207 - Santo Agostinho
  • Papel de Seda - Rua Bárbara Heliodora, 766 - Centro
  • Ruela Auto Peças - Avenida JK, 943 - São Paulo
  • UNIVALE campus I - Rua Juiz de Paz José Lemos, 696 - Vila Bretas
  • UNIVALE campus II - Rua Israel Pinheiro, 2000 - Universitário

Entre também para a causa do SOS Buracão. Faça sua doação!