Gestores e colaboradores da UNIVALE participam de congresso de liderança

07 julho, 2023

Global Leadership Summit é iniciativa mundial de desenvolvimento de liderança, trazida para Governador Valadares pela Igreja Batista Esplanada

Nos dias 30 de junho e primeiro de julho, o Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus II da UNIVALE, foi sede do Global Leadership Summit GV, evento mundial de formação de líderes. A maior iniciativa de desenvolvimento de liderança no mundo acontece anualmente na cidade de Chicago (Illinois), sendo replicada em 110 países ao redor do mundo, com tradução para 55 idiomas. No Brasil, o congresso é transmitido pela Envisionar, e em Governador Valadares a organização é feita pela Igreja Batista Esplanada.

Além de sediar o evento em 2023, a UNIVALE também marcou presença entre os participantes. Ao todo, foram mais de 50 participantes da universidade, incluindo a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha; a pró-reitora, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho; o presidente da Fundação Percival Farquhar, Rômulo César Leite Coelho, e a diretora-executiva da FPF, Aniela Castello Branco de Paula Barbalho, além de outros assessores, gestores e coordenadores de curso.

Ananda Moura participou pela primeira vez do evento, entre os colaboradores que foram convidados pela universidade, e já pensa em voltar na próxima edição. “O Summit foi uma experiência incrível que agregou em todos os sentidos. Eu consegui ver minha vida profissional, minha vida pessoal e espiritual também. São palestras muito interessantes, muito bacanas, que acrescentaram muito. Foi bom refletir sobre motivação, nossa forma de pensar, a maneira como nós influenciamos as pessoas, tanto pro bem quanto pro mal. Foi incrível”.

global leadership summit - congresso de liderança

Aline Parente, que também é colaboradora da UNIVALE, está presente no Summit em Governador Valadares desde a primeira edição, e ressalta:

"O Summit sempre foi uma inspiração para todas as áreas da minha vida, desde a primeira vez que eu participei eu já vi diferença em alguns aspectos, mudanças de comportamento. O interessante é que abrange todas as áreas, para todos os tipos de pessoa, então, é realmente uma influência que gera transformação . É um congresso que acontece praticamente em todos os estados brasileiros. São instituições que fazem parceria justamente para promover esse impacto de transformação na sociedade. Foram dois dias de imersão, ampliação de conhecimento. A cada ano vêm temáticas, palestras incríveis que sempre geram uma voz que ecoa dentro da gente para que possamos buscar inovar cada vez mais".

Além de participar, Aline também faz parte da organização do congresso, e enfatiza que tudo é preparado com muito carinho para amplificar o impacto positivo. "Como uma pessoa que esteve envolvida diretamente em todo o processo de construção e preparo para receber as pessoas, há uma preocupação em preparar esse espaço para que as pessoas sintam o cuidado em cada momento executado, para que as pessoas sejam impactadas por esse acolhimento. Então, acho que o Summit vai muito mais além de simplesmente transformar nossa vida pessoal e profissional, mas também é uma forma de demonstrar carinho e cuidado com as pessoas que participam", ressalta.

global leadership summit - congresso de liderança

Programa “Um Minuto”

Para a reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha, essa não foi a primeira experiência com o Summit. Ela já havia participado no ano passado, ao lado da pró-reitora e do presidente da FPF. Foi durante o evento em 2022, inclusive, que nasceu a ideia do “Um Minuto”, programa de formação de lideranças que têm sido desenvolvido pela gestão acadêmica com um grupo de colaboradores da universidade.

O programa acontece quinzenalmente e reúne gestores de setores administrativos, coordenadores de curso e outros colaboradores para a realização de atividades de desenvolvimento de liderança baseadas no livro “Um minuto: Recupere a criatividade, conquiste negócios e entregue o melhor trabalho”, da escritora, palestrante e consultora Juliet Funt. Todos os participantes do programa foram convidados a participar do Global Leadership Summit, e 57 estiveram presentes.

“No ano passado a gente participou, eu a Adriana e o Rômulo, e a gente ficou realmente encantado com o tanto de conhecimento e de partilha que é feita durante o evento. Primeiro porque é um evento dinâmico, traz muito conhecimento de liderança, e até conhecimentos que vão além da questão profissional, impactando no nosso dia a dia", ressalta.

Ela ainda conta que o evento foi muito importante, porque a partir da participação no ano passado, foram trazidos ensinamentos que têm sido colocados em prática, inclusive com a criação do programa “Um Minuto”. "Sentimos a necessidade de trazer tudo isso para a UNIVALE. Daí a ideia da parceria, de sediar, mas principalmente, queríamos poder oportunizar para todos os nossos colaboradores que são gestores essa experiência de participar do Summit. Estamos muito satisfeitos porque muitas pessoas participaram”, explica a reitora.

Participando do evento pela segunda vez, agora ao lado de vários membros da equipe, ela reforça que a experiência é válida. “Eu fiquei com receio pensando que pudesse ter algo repetido, mas não tem nada. É mais conhecimento. Ficamos empolgados com os conteúdos, as palestras, os livros. Já saímos do evento na expectativa de ler os livros”.