homenagem na câmara

Professoras do curso de Enfermagem da UNIVALE recebem título de Cidadão Valadarense

14 julho, 2023

Ana Maria de Souza Germano e Sheila Aparecida Ribeiro Furbino foram homenageadas com título de cidadão valadarense nesta quarta-feira (12/07), na Câmara Municipal

Por: Natalia Lima Amaral

Na última quarta-feira (12/07), as professoras Ana Maria Germano e Sheila Furbino, do curso de Enfermagem da UNIVALE, receberam o título de Cidadãs Valadarenses na Câmara Municipal de Governador Valadares, pelos relevantes serviços prestados, por ambas, à cidade. Em 2019, a então vereadora Iracy de Matos apresentou um projeto de Decreto Legislativo, que foi aprovado mas, em função da agenda da Câmara e da pandemia da Covid-19, não houve a entrega. Agora, em 2023, o vereador Dandan Cezário desarquivou o processo e juntamente com Emanuel Miranda, vereador e enfermeiro egresso da UNIVALE, puderam entregar o título.

professores recebem título de cidadão valadarense

De Cachoeiro do Itapemirim para Valadares

Ana Maria de Souza Germano, natural de Cachoeiro do Itapemirim (MG), conta que veio para Governador Valadares com seu pai, responsável por montar serrarias e usinas hidrelétricas, em 1960. “Desde quando a cidade começou a se desenvolver, nós estávamos aqui. Estudei em diversos colégios, como o Imaculada, Presbiteriano e Ibituruna. Me formei em enfermagem em Belo Horizonte e retornei para Valadares em 1987. Trabalhei no Hospital Municipal por muito tempo, depois trabalhei no São Lucas por 12 anos”, relembra Ana.

A professora relata que quando o Sistema Único de Saúde (SUS) foi instalado na cidade, ela contribuiu ativamente na Secretaria de Saúde, trabalhando na sessão de saúde comunitária, participando e organizando a primeira campanha de vacinação. “Me criei e me transformei nesta cidade, além de que ajudei a transformar a vida de muitas pessoas. Inclusive, o vereador Emanuel foi nosso egresso da UNIVALE. Devo muito a Valadares e fiz parte da construção de muitas coisas importantes como inauguração de unidades básicas de saúde e construção. Portanto sou mais que Valadarense, amo Valadares e sou valadarense de coração”.

Conexão Guanhães — Valadares

Sheila Aparecida Ribeiro Furbino, natural de Guanhães (MG), formou-se no curso de Enfermagem e Obstetrícia em 1989, em Belo Horizonte. Sua primeira experiência profissional foi no Hospital Espírita André Luiz, atuando como enfermeira assistencial e responsável técnica. “Mudei para Valadares em 1997 e em 1998 pude ingressar na saúde pública do município após um convite do então gestor, atuando na seção de saúde comunitária. Em seguida, pude atuar como enfermeira do Programa de Saúde da Família e do Programa de Agente Comunitário de Saúde, além de ter tido a oportunidade de trabalhar no Hospital São Vicente de Paulo (SOMAS) até 2002”.

Sheila também atuou como diretora do Departamento de Atenção à Saúde entre 2004 e 2007, na gestão de saúde de Governador Valadares. E foi em 2005 que ela se juntou ao corpo docente da UNIVALE, no curso de Enfermagem. “Me senti muito honrada e agradecida por receber o título de Cidadão Valadarense. Quando me mudei para a cidade fui acolhida com muito carinho. Aqui construí minha família, pude exercer minha profissão de enfermeira e construir minha trajetória na saúde pública municipal e do estado de Minas. E, para além disso, participar do percurso e da conquista de muitos alunos ao se tornarem profissionais de nível superior”, conta Sheila.