Aluna do 12º período de Medicina da Univale, Sabrina Gardênia Martins Berto teve um trabalho selecionado para apresentar no 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, evento que será realizado em Campinas-SP, entre os dias 12 e 16 de outubro. O trabalho, intitulado “Lipoma endobrônquico em paciente idoso: relato de caso”, será apresentado na forma de pôster.
O trabalho sobre endoscopia respiratória foi feito sob orientação do professor de Pneumologia, Leonardo Brando Leite, e relata o tratamento de um paciente idoso, de 82 anos, tabagista com doença pulmonar obstrutiva crônica e que começou de forma súbita a apresentar sintomas respiratórios como falta de ar e perda de peso significativa. Sabrina explica que uma tomografia de tórax evidenciou a presença de uma massa no brônquio esquerdo. Havia a suspeita de se tratar de uma neoplasia maligna. No entanto, ao realizar uma broncoscopia rígida, foi possível observar que se tratava de um lipoma endobrônquico, tipo de neoplasia benigna.

“O lipoma é como se fosse uma bola de gordura que estava obstruindo e causando aqueles sintomas. A broncoscopia é tanto o tratamento quanto o diagnóstico. Foi retirado esse lipoma e o paciente apresentou uma melhora significativa. Se ele tivesse sido considerado como uma neoplasia maligna, estaria em estado terminal e o paciente ficaria sem tratamento. Esse lipoma endobrônquico é muito raro, cerca de 0,5% das neoplasias pulmonares são lipomas endobrônquicos. Foi um achado”, comentou a estudante.
Após a retirada do lipoma, Sabrina conta que o paciente teve uma melhora significativa. “Eu fui até a casa dele seis meses após o tratamento e ele está muito bem, recuperou-se totalmente. Só manteve o uso de algumas medicações, pela doença pulmonar crônica que ele já tinha. Mas está bem, sim”, afirmou.