Alunos da UNIVALE apresentam trabalhos em Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina

23 agosto, 2023

O Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina foi realizado em Belo Horizonte no último fim de semana, entre os dias 18 e 20 de agosto. Na programação, mais de 20 palestras e cerca de 50 cursos práticos, além da apresentação de trabalhos científicos produzidos por alunos de diversas instituições de ensino, incluindo pesquisas com grupos de estudantes de Medicina da UNIVALE.

Yasmin Luiza Peruzzo está no 8º período e foi a autora principal do trabalho “Neurofarmacologia de canabinóides no tratamento da dor crônica”, produzido também com Felipe Bouzas da Silva, Leonardo Figueiredo Mendes Silva (ambos estudantes de Medicina na UNIVALE) e Diogo Quintino de Souza (aluno do campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Ela classificou como gratificante a oportunidade de ver palestras de profissionais renomados, como Celmo Celeno Porto, Guilherme Neif e Marcella Rodrigues, e ainda destacou o contato com outros estudantes de Medicina. “O networking também foi ótimo, tive a oportunidade de conversar com estudantes de diversas outras faculdades. Participei de uma competição em grupo da Univértix, com pessoas que conheci na hora, e também me aproximei de alunos da UNIVALE com quem eu não tinha muito contato”, afirmou.

Aluna do 7º período, Ana Carolina Lasmar Caixeta apresentou trabalho sobre “Ansiedade e depressão após o aborto”, com coautoria de Lucas Gabriel Sigismundo, Lucas Barros e Juliana Lana Rodrigues; e orientação do professor Philippe Drumond Vilas Boas. Ana Carolina vê a participação no Congresso como um incentivo aos estudos e ao debate com outros pontos de vista sobre a área.

“Ter contato com mais de 2300 estudantes de Medicina foi interessante, porque todo mundo falava a mesma linguagem e tinha objetivos semelhantes. Foi uma experiência muito interessante, e além disso tive a oportunidade de conversar de perto e ver presencialmente pessoas que eu sigo desde antes da faculdade, profissionais da área que são uma inspiração para mim e sempre estiveram presentes no meu processo de estudo”, declarou a aluna.

Estudantes da Univale no Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina
Alunos da UNIVALE durante o Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina

Autora principal em duas apresentações, Anne Paula Botelho Goulart teve orientação do professor Arthur Andrade Alves no trabalho “A influência dos anticoncepcionais orais hormonais na saúde da mulher em idade fértil”, e da professora Layla Dutra Marinho Cabral em “O uso indiscriminado do Ozempic no emagrecimento”. Para ela, foi inspirador poder acompanhar palestras de profissionais como Paulo Muzy, Tamara Teixeira e Victor Cunha.

“Foi incrível, eu viveria tudo de novo. Tenho certeza que aproveitei bastante todas as palestras e todos os momentos. Apresentar os trabalhos dá nervosismo, mas foi muito tranquilo. A pessoa da minha banca avaliadora era farmacêutica e meus trabalhos eram sobre fármacos, consegui atingir tudo que ela estava esperando”, comentou Anne.

Coautor nos trabalhos de Anne, e autor principal em outros dois trabalhos que tiveram a mesma colega como coautora, Igor Costa Honorato fez as apresentações “Os riscos cardiovasculares associados ao uso de psicoestimulantes” e “Watch and wait: uma nova abordagem no tratamento de adenocarcinoma”, com orientação dos professores Layla Marinho e Arthur Queiroz.

“Nós tivemos uma experiência incrível, a gente teve contato com grandes nomes da Medicina, como o Celmo Porto, autor do livro Semiologia Médica. Tivemos contato com profissionais que nos passaram conhecimentos sobre diversas áreas da carreira médica, como finanças médicas, assuntos que não são tão abordados em algumas faculdades de Medicina. Foi enriquecedor para todos nós”, salientou Igor.

Estudantes da Univale no Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina

O trabalho “O desenvolvimento de tuberculose como doença oportunista em pacientes portadores de HIV”, apresentado por Clara Castro Alves Braga, foi originalmente desenvolvido para o Seminário Integrador na UNIVALE, com Luma Oliveira Silva, Bruno Dutra Gonçalves Filho e Victoria de Cássia Ribeiro Corbelli como coautores. Clara enfatiza que a pesquisa é um alerta quanto à importância do diagnóstico precoce. Para ela, o Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina foi uma grande imersão em conteúdos sobre a rotina profissional e até pessoal do médico.

“Foram muitas palestras sobre como estudar, cuidar da saúde mental, qualidade de vida, como administrar nosso tempo e a vida financeira. Assuntos que, às vezes, na faculdade, não se fala muito a respeito. O Congresso ajudou a complementar informações sobre a vida do médico, e não da parte de conteúdo sobre doenças. Foi um final de semana inteiro aprendendo com pessoas que são referências, profissionais que atingiram o sucesso nas áreas que estão. Além disso, tivemos o networking, o contato com outros alunos. Comparando com outros colegas, a gente vê que a UNIVALE está com muita qualidade”, avaliou Clara.

Veja mais fotos do Congresso Mineiro de Estudantes de Medicina: