comunicação

Um marco para a área da Comunicação

07 junho, 2023

Intercom Sudeste, que contou com participação de professor, aluno e egresso da UNIVALE, destacou relação entre comunicação e políticas científicas

O 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste), realizado entre os dias 1 e 3 de junho, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ, foi um marco para a área da comunicação social. É o que garante o professor da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Franco Dani, atual diretor Regional Sudeste da Intercom e um dos organizadores do evento.

Com o tema "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução", o congresso reuniu mais de 1.100 pessoas, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de Comunicação.

Segundo Franco, que leciona nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território (PPG-GIT) da UNIVALE, a iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em promover congressos anuais tem sido fundamental para estimular a troca de conhecimento entre os diversos atores do mercado e da academia.

A entidade, que busca fomentar a produção científica, não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferece prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos.

Além de aproximadamente 200 pesquisas apresentadas em mais de 30 sessões, o Intercom Sudeste proporcionou uma vitrine para a pesquisa experimental em comunicação, através da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

Mais de 600 projetos foram indicados, dos quais pouco mais de 300 concorreram à premiação. Destes, aproximadamente 60 foram premiados em diferentes categorias, demonstrando o potencial criativo e inovador dos estudantes que se dedicam ao campo da Comunicação.

A participação de alunos do curso de Jornalismo da UNIVALE nesse evento foi um exemplo do engajamento e do interesse dos futuros profissionais em ampliar seus conhecimentos.

Tanto o aluno Davi Tostes de Paula Cesar, do sétimo período de Jornalismo, quanto o egresso Jonathan Reis dos Santos, atualmente jornalista responsável pela rádio universitária, tiveram a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências, enriquecendo ainda mais o ambiente de aprendizado e a troca de ideias.

Professor Franco Dani e a jornalista Sônia Bridi

Sônia Bridi

Um dos destaques do congresso foi a presença da jornalista Sônia Bridi, da Rede Globo, que fez uma palestra na cerimônia de encerramento. Durante uma conversa conduzida pelo professor Franco, Sônia discutiu suas atividades no campo do jornalismo voltado ao meio ambiente, destacando sua expedição à reserva indígena mais extensa do país, a dos Yanomami, no início deste ano.

Na ocasião, ela testemunhou comunidades isoladas devido à expansão desautorizada da mineração, bem como famílias inteiras sofrendo com desnutrição, malária, pneumonia e envenenamento por mercúrio.

Convidei a Sônia há alguns meses. Ela aceitou de primeira. Foi muito simpática. A participação dela foi algo especial. Não só pelo conteúdo da palestra, que mexeu muito com as pessoas que estavam no auditório. Mas passou um filme na minha cabeça. Uma pequena retrospectiva, porque eu estava ali, diante daquela jornalista fantástica, humana, carismática, que foi uma das minhas principais referências profissionais. Há pouco mais de 20 anos, eu era aluno e já participava dos congressos da Intercom. Hoje estou como diretor regional, entrevistando a Sônia Bridi. E, apesar de jornalista, a palestra dela foi muito bem recebida por estudantes de outros cursos da Comunicação, porque ela tratou de um tema que considero transversal, que é o cuidado com o meio ambiente. Não à toa ela foi aplaudida de pé várias vezes. Ali constatei que o convite foi assertivo e que nosso objetivo foi cumprido”, relatou o professor.

Para Franco, eventos como o Intercom Sudeste evidenciam que o jornalismo ainda respira, mesmo em tempos de rápidas transformações tecnológicas e de fakenews. “A busca pelo conhecimento, a promoção do debate e a valorização do trabalho de estudantes e pesquisadores são fundamentais para manter viva a chama do jornalismo e da comunicação, de uma forma geral, garantindo a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios da comunicação contemporânea”.

Professor Franco Dani e o aluno Davi Tostes

Por fim, Franco ressalta que o sucesso do 26º Intercom Sudeste reforça a importância desses encontros para a consolidação e renovação do campo da comunicação social. Com a participação ativa de alunos, professores, pesquisadores e profissionais renomados, eventos como esse são uma prova de que a comunicação não perdeu sua credibilidade. Pelo contrário, vem se adaptando e evoluindo em um mundo cada vez mais conectado e complexo.

O professor se prepara, agora, para participar do congresso nacional da Intercom, que acontecerá na PUC Minas, em Belo Horizonte, em setembro deste ano, evento que deve contar com maior participação de alunos e de outros professores dos cursos de comunicação da UNIVALE.