Data: 15/5/2025
Veículo: Estado de S. Paulo
Editoria: Internacional
Você pode se interessar por:
- Egresso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE conclui doutorado nos EUA, onde atua com qualidade da água
- Curso de Pedagogia da UNIVALE promove 11º Colóquio de Educação Especial, com foco na interdisciplinaridade e nas vivências inclusivas
- Alunos de Fisioterapia apresentam resultados em estágio de saúde coletiva
Título: Um pedaço dos EUA no Brasil: como 60 anos de emigração transformaram Governador Valadares
Em novembro de 2024, Donald Trump e Kamala Harris lutavam para conquistar os valiosos votos dos delegados estaduais nas eleições dos Estados Unidos. Embora não seja um Estado americano e, portanto, não tenha delegados, Governador Valadares entrou em campanha com direito a briga de outdoors.
Um cartaz de apoio ao republicano apareceu no centro da cidade, com texto em português e em inglês, no qual dizia que Trump teria de vencer Kamala e “a fraude eleitoral”. Não demorou muito para a resposta chegar. Um outdoor em apoio à democrata surgiu com os dizeres “sou esquerdista, sou liberal”.
A briga de outdoors, embora pareça apenas uma curiosidade, é o exemplo perfeito da influência americana na cidade, ou o que Franco Dani, jornalista e professor na Univale, chama de uma identidade cultural híbrida.










