simpósio de pesquisa e iniciação científica da Univale 2023

Univale anuncia tema do 21º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica

28 fevereiro, 2023

Evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, em formato presencial

Depois de três anos acontecendo de forma remota, o maior evento de pesquisa da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) retorna à modalidade presencial em 2023. O 21º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica já tem data marcada: será nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Campus Antônio Rodrigues Coelho (Campus II). Neste ano, as discussões serão norteadas pelo tema “Ciência e sociedade: a Univale no cenário científico”.

O tema foi escolhido pela Comissão Organizadora, pensando no papel social da Univale como universidade comunitária. “Como uma instituição comunitária, gerar resultados que impactam positivamente a sociedade é uma preocupação nossa. Por isso decidimos trazer para discussão as múltiplas possibilidades que envolvem essa relação entre ciência e comunidade”, explica a coordenadora geral do evento e Assessora de Pesquisa da Univale, professora Elaine Pitanga.

Além disso, o tema cumpre outro propósito que está na essência do simpósio desde a primeira edição: a interdisciplinaridade. O objetivo é possibilitar que diferentes áreas do conhecimento dialoguem e apresentem suas contribuições, dentro de sessões temáticas que levantam questões relevantes da atualidade.

Segundo dia do 17º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale
Última edição presencial do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica havia acontecido em 2019

Expectativas para o retorno ao formato presencial

O Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale acontece desde 2003. Ao todo, foram 17 edições presenciais e três edições online, em função da pandemia de Covid-19. Para este ano, a expectativa é ver o campus cheio novamente durante os três dias de evento.

“Acho que as pessoas ansiavam por esse momento, porque o presencial é diferente. O online tem suas vantagens, de não ter o impedimento da distância, mas o presencial possibilita a interação, a convivência com as pessoas no campus, o movimento dentro da universidade, algo que também faz parte de um evento como esse. Porque na ciência, a troca de experiências entre as pessoas é muito importante”, destaca a coordenadora do evento, professora Elaine Pitanga.