Encerramento do Programa Um Minuto

UNIVALE conclui Programa Um Minuto, de formação de lideranças

05 dezembro, 2023

A UNIVALE concluiu nesta segunda-feira (4) o Programa Um Minuto, realizado ao longo de todo o ano pela instituição, com reuniões periódicas para formar lideranças entre coordenadores dos cursos e gestores não apenas da universidade, mas também da Fundação Percival Farquhar (FPF) e suas mantidas, a ETEIT e a UNIVALE TV. As atividades destacaram a importância de manter pausas estratégicas em meio à rotina e foram baseadas no livro “Um minuto: Recupere a criatividade, conquiste negócios e entregue o melhor trabalho”, da escritora, palestrante e consultora Juliet Funt.

A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destaca a importância do trabalho em grupo, e afirma que muitos gestores têm colocado em prática os ensinamentos do Programa Um Minuto, estimulando os membros dos diversos setores da instituição a se ajudarem uns aos outros.

“Foi um ano de muitas reflexões, foi muito importante aprender a fazer a pausa estratégica. Ao longo do ano nós aprendemos o quanto essa pausa nos ajuda no dia a dia a administrar a rotina diária, e também como essa pausa é importante para as decisões no dia a dia do nosso trabalho. Isso nos ajuda a refletir sobre cada ação e cada decisão, percebemos que o trabalho em conjunto no programa fez toda a diferença para despertar nas pessoas a importância dessa pausa”, frisou Lissandra.

Encerramento do Programa Um Minuto

Neste último encontro do Programa Um Minuto, foram realizadas diversas oficinas, com atividades diversificadas e lúdicas, como culinária, palhaçaria, desenho e pintura, álbum de memórias em fotografias e até massagem relaxante.

“Foi muito gratificante. A gente percebe o quanto as pessoas realmente estão refletindo no dia a dia delas. A gente vê os setores realmente refletindo que é preciso fazer pausas, tanto no trabalho, para refletir sobre as atividades profissionais em que muitas vezes a gente se perde, e também na vida pessoal, nos momentos com família e amigos. A gente percebe que valeu a pena todo esse tempo de estudo desse livro”, comentou a pró-reitora acadêmica da universidade, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho

Momentos de emoção nas oficinas do Programa Um Minuto

Oficina de massagem no encerramento do Programa Um Minuto

As oficinas no encerramento do Programa Um Minuto proporcionaram momentos de reflexão e de emoções, como relata o coordenador do curso de Odontologia, professor Cláudio Manoel Cabral Machado. “Todas as oficinas foram muito bacanas, todas remeteram a alguma coisa. Mas a de fotografia foi muito legal, a gente conseguiu relembrar momentos importantes da nossa vida, e a gente conseguiu também ver um pouquinho da história de cada um. Cada um compartilhou um pouco de seus momentos, foi o mais emocionante. Teve gente chorando, até. A da massagem também foi muito legal, deu um momento relaxante”, disse Cláudio.

Entre as pessoas que se emocionaram está a professora Karla Nascimento, do curso de Pedagogia. “Tudo tem chamado a atenção, porque a gente está vivenciando experiências subjetivas, do aqui e agora. O que eu senti de mais especial foi com as fotos e afetos, porque trazem memórias que mexem conosco profundamente. São boas memórias, e a palavra boa é palavra líquida, escorrendo em estado de lágrima. Foi muito bom estar em contato com essa e com outras emoções”, reconheceu a docente.

Oficina de fotografias no encerramento do Programa Um Minuto