UNIVALE e Encontro de Jovens Rurais

UNIVALE levou mostra de profissões ao Encontro de Jovens Rurais

19 julho, 2023

Evento aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, dentro da programação da Expoagro, com o Encontro de Jovens Rurais

No último dia 14 de julho, aconteceu mais uma edição do Encontro de Jovens Rurais dentro da Expoagro. Desta vez, o evento trouxe como tema “sucessão rural e potencialidades no campo”. Mais de 300 jovens da região de Governador Valadares se reuniram no parque para aprender sobre as possibilidades de empreender no campo e construir negócios rurais prósperos.

A UNIVALE esteve presente no evento para jovens rurais por meio de uma mostra de profissões voltada para o Agro. Os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil e Civil e Ambiental estavam lá para esclarecer dúvidas, apresentar as profissões, e mostrar aos jovens um pouco da prática de cada formação.

Maria Clara Rodrigues é aluna da Escola Estadual Professora Josefina Carmélia Reis, que fica no distrito de Penha do Cassiano. Ela já está decidida: quer cursar Medicina Veterinária, mas aproveitou a feira para conhecer mais sobre o curso. “Eu aprendi muito sobre alguns animais de pequeno porte, que é o que eu mais amo, e onde eu quero seguir futuramente, me especializar. E principalmente, agreguei muito conhecimento com as palestras, os stands, foi muito agradável”.

Já Isaque Gomes, estudante da mesma escola, demonstrou mais interesse pela área da Agronomia. “Eu aprendi muita coisa diferente, que sinceramente eu não sabia, como a adubagem correta para a terra, tipos de plantas exóticas, animais", conta.

Apoio na escolha profissional

interesse pelo campo e encontro de jovens rurais

Escolher uma futura profissão não é tarefa fácil. Para os estudantes do ensino médio, um mundo de possibilidades se apresenta, e a UNIVALE busca contribuir na tomada de decisão permitindo que os adolescentes tenham contato com os cursos com os quais se identificam. A mostra levada à Expoagro é um exemplo dessa ação.

“A mostra de profissões é uma grande oportunidade pra gente divulgar os nossos cursos, e auxiliar, principalmente o jovem do ensino médio, a fazer a escolha certa na sua opção profissional, porque aqui ele vê exatamente a prática daquele curso no qual tem interesse. Esse contato pode ser decisivo, principalmente para quem tem dúvida entre dois ou três cursos com características parecidas, mas que levam a profissões muito diferentes”, explica a reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha.

Interesse pelo campo

univale auxilia na escolha profissional jovens rurais

O Encontro de Jovens Rurais, assim como o projeto Agropecuária na Escola, que também acontece na Expoagro, tem como um de seus objetivos despertar o interesse das crianças e jovens pelo campo.

Sem conhecimento sobre as oportunidades que lá existem, muitos deles acabam deixando a terra natal em busca de emprego. O programa quer mostrar justamente que é possível crescer financeiramente investindo e empreendendo no campo, além de suprir a demanda por profissões extremamente necessárias no meio rural, que muitas vezes são escassas, como o agrônomo, o médico-veterinário, e até mesmo o administrador especializado nessa área.