reunião do CREA-MG capa

UNIVALE é sede de reunião da Comissão Permanente de Atribuições Profissionais do CREA-MG

10 outubro, 2023

O encontro com professores e representantes do CREA-MG levantou a discussão de pautas envolvendo Instituições de Ensino Superior (IES)

Por: Natalia Lima Amaral

Na última quarta-feira (4/10) aconteceu a Reunião da Comissão Permanente de Atribuições Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), na sala Uni Interativa no campus II da UNIVALE. Instituído em 1933, o Conselho tem como principal objetivo a fiscalização e o aprimoramento das atividades nas áreas da engenharia, agronomia e geociências, orientando e agindo de acordo com o exercício ético e legal dos profissionais. O encontro contou com a presença de conselheiros, membros da comissão e representantes de instituições de ensino que possuem cursos de engenharia na região de Governador Valadares.

Reunião do CREA-MG na UNIVALE

Entre os presentes estavam o coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIVALE, Rondinelly Geraldo Pereira; o representante da Gestão Pedagógica da UNIVALE (GEPE), Guilherme Rodrigues; a representante do Espaço Integrador do Núcleo das Ciências e Tecnologias da UNIVALE (ELO), professora Mariza Rezende; a professora Letícia Efrem Natividade e o vice-coordenador do curso de Engenharia Civil do IFMG-GV, Heriston Rodrigues. Além disso, o encontro contou com a participação de conselheiros de todas as câmaras especializadas do CREA-MG e com os condutores da reunião, os engenheiros civis Davina Márcia e Luiz Cézar.

A pauta da reunião estava centrada em temas extremamente relevantes para as Instituições de Ensino Superior (IES), visto a importância de atender às demandas exigidas para a formação de novos profissionais da área. Tendo em vista as novas tendências da engenharia e da legislação vigente, viu-se a necessidade da inclusão de novas informações nas diretrizes curriculares e na concessão de atribuições dos profissionais. Para Rondinelly, esse momento de diálogo entre as IESs demonstra o interesse de todos com a excelência do aprendizado dos seus alunos e com a qualificação dos profissionais formados.

Professor Rondinelly na Reunião do CREA-MG na UNIVALE
Rondinelly Geraldo Pereira

“Acredito que este é um momento de diálogo muito rico. É uma excelente oportunidade de debater sobre as necessidades de interação entre as universidades, faculdades e o CREA-MG, aproximando todos com um objetivo em comum. Mais uma vez, a UNIVALE, o IFMG-GV e o CREA-MG mostraram estar alinhados em relação à filosofia de ensino ao focar na qualidade da formação dos estudantes e na preocupação com a oferta de cursos que estejam alinhados com as potencialidades de futuro da engenharia", comentou Rondinelly.