workshop

UNIVALE é sede do 3º Workshop de Anatomia Intercursos

09 abril, 2024

Espaço privilegiado de integração entre os cursos da área da saúde, estimulando o aprendizado colaborativo e prático dos alunos

No último dia 6 de abril, o Workshop de Anatomia Intercursos realizou sua 3ª edição com uma proposta inovadora e interdisciplinar, unindo os diversos cursos da área da saúde da UNIVALE, como Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Fonoaudiologia, em uma jornada de aprendizado dinâmica e colaborativa.

Com o objetivo de explorar a anatomia humana de maneira mais envolvente e prática, o evento reuniu mais de 250 alunos, distribuídos em 39 grupos. Organizadora do Workshop e professora do curso de Enfermagem, Aline Valéria destacou a proposta do evento, diferenciando-o do tradicional modelo de sala de aula. “É uma proposta leve, com uma estrutura mais dinâmica para apresentar no workshop, favorecendo a interdisciplinaridade das profissões”, explicou.

foto estudante

Para o professor de Anatomia Humana, Thiago Cunha, a oportunidade de criar maquetes e estruturas anatômicas tem sido fundamental para os alunos. “Nós temos vários trabalhos onde os alunos tiveram que criar e desenvolver maquetes e estruturas anatômicas, conseguindo assim entender o conteúdo de anatomia e correlacionar com seu curso, fazendo esse intercâmbio com cursos afins”, destacou.

Os estudantes também expressaram a importância desse formato de aprendizado. Aluna do curso de Terapia Ocupacional, Raquel Veloso mencionou que desenhar os músculos e trabalhar com as articulações tem auxiliado muito na fixação do conteúdo. “A repetição ajuda muito a fixar o aprendizado”, enfatizou.

O evento não se limitou apenas à exploração do conhecimento anatômico. Aline Valéria também ressaltou a proposta de interação e diversão, com atividades realizadas no espaço do Centro Esportivo UNIVALE (CEU). “Além da proposta da ciência, a gente trouxe também uma proposta de interação e de diversão, porque os alunos tiveram oportunidade de utilizar o espaço do Centro Esportivo para algumas práticas de esporte”, revelou.

Dessa forma, o Workshop de Anatomia Intercursos se firma como um espaço privilegiado de integração entre os cursos da área da saúde, estimulando o aprendizado colaborativo e prático dos alunos. A interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento anatômico são pilares fundamentais desse evento que, a cada edição, fortalece ainda mais os laços entre os futuros profissionais da saúde.

E assim, com maquetes, dinâmicas, exposições e interação, os estudantes não apenas estudam a anatomia, mas também se preparam para uma atuação mais completa e integrada em suas respectivas áreas profissionais.