UNIVALE Editora é reconhecida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias

07 julho, 2023
Professora Deborah Luísa Vieira dos Santos Univale Editora
Professora Deborah Luísa Vieira dos Santos, diretora da Univale Editora

A UNIVALE Editora agora é oficialmente credenciada à ABEU, Associação Brasileira de Editoras Universitárias. Esse passo representa um grande avanço na reestruturação da editora, que tem acontecido nos últimos meses. Para a atual diretora, Deborah Luisa Vieira dos Santos, o reconhecimento é um atestado de qualidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“A ABEU nasceu na década de 80 e atualmente reúne mais de 100 entidades, incluindo as editoras universitárias e demais associados. Ela é nossa instância de representação junto aos governos, e o fato de a gente ter o selo da ABEU, que agora vai em todas as obras, tem um peso na avaliação da Capes. Então é a garantia de mais uma certificação de qualidade para a nossa editora”, ressalta Deborah.

Conheça a UNIVALE Editora

A UNIVALE Editora teve o início das suas atividades em agosto de 2002, focada em ser um importante instrumento para propagar e estimular publicações do corpo docente e discente da Universidade, apoiada pelo tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Após um período de hiato, a Editora retornou em 2021 fortalecendo a qualidade dos conteúdos editados e nas suas produções gráficas. Gabriel Ventura, auxiliar administrativo da Editora, acredita que a importância da volta está principalmente na ampliação do conhecimento científico, cultural e literário junto à comunidade e ao conselho editorial qualificado.

Univale Editora participa da 3ª edição da Festa Literária de Governador Valadares (FLIGV)

“Acredito que o Conselho Editorial tem um importante papel, também, na volta das atividades da Editora. Sua importância está na composição de uma equipe de profissionais altamente qualificados, que agem com o intuito de normatizar, deliberar, avaliar e qualificar as obras. Além disso, o Conselho é responsável por considerar nas obras o papel acadêmico, científico e comunitário”, explica.

Filiação À ABEU

O processo de filiação à ABEU envolveu o levantamento de todo o acervo da Editora, como primeiro passo; depois, foi necessário fazer a comprovação das produções, especialmente dos últimos três anos. “A gente teve também que ter o nosso regulamento atualizado, enviar a documentação referente ao nosso conselho editorial, que é o que dá peso, e demais documentações para essa inserção junto à ABEU”, explica a diretora.

Para Deborah, as vantagens da filiação à ABEU são muitas. “A primeira delas é essa certificação junto à Capes, com a qual nossas obras passam a ter um peso maior. E acredito que as demais vêm também da divulgação, já que a ABEU é uma instância que faz a divulgação das nossas obras. Agora estamos preenchendo o nosso catálogo na página, e aí em bienais, em feiras e demais eventos, nós teremos essa divulgação. Também na revista (da ABEU). Essa é uma forma de ter contato com essa rede de outras editoras universitárias”, ressalta.