Rômulo Coelho (presidente da FPF), vereador Roncali da Farmácia e Lissandra Lopes Coelho Rocha (reitora da Univale), em homenagem à UNIVALE e à FPF na Câmara Municipal de Governador Valadares

UNIVALE e FPF recebem homenagem na Câmara Municipal

28 junho, 2023

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e a Fundação Percival Farquhar (FPF, mantenedora da universidade) receberam homenagens na Câmara Municipal de Governador Valadares, em reconhecimento ao trabalho com ensino, pesquisa e extensão, a serviço do desenvolvimento econômico e social da região. A reunião especial de homenagem foi na noite de terça-feira (27), proposta pelo vereador Roncali Coelho, o Roncali da Farmácia, pelos 55 anos da FPF e 30 anos da UNIVALE.

Durante a sessão solene, foram entregues diplomas ao presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, e à reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha, em agradecimento ao compromisso com a educação de excelência, preparando gerações de profissionais qualificados. Ao discursar, Roncali lembrou que ele próprio é egresso da universidade, onde se formou em Sociologia e em Farmácia. O parlamentar destacou a tradição da FPF e da UNIVALE e agradeceu às pessoas que fizeram e fazem parte das duas instituições.

“Sob a liderança de Rômulo César Leite Coelho e Lissandra Lopes Coelho Rocha, a universidade tornou-se uma verdadeira locomotiva a puxar nossa cidade rumo ao desenvolvimento. Com mais de 30 mil alunos formados em sua existência, a universidade se faz presente em cada esquina, cada rua, cada empresa e em todas as comunidades e bairros desta cidade. Os destinos desta cidade sempre passaram, passam e continuarão passando pela UNIVALE, com decisões importantes na política, na economia, no campo social, na infraestrutura, na cultura, na educação e no esporte. Temos a certeza que a universidade não se furtará nem se acovardará com o cumprimento de sua missão, de nortear os destinos de Governador Valadares e região”, afirmou o vereador.

Instituição feita para cuidar de pessoas

Ao agradecer a homenagem, Rômulo Coelho ressaltou o caráter comunitário da UNIVALE: “Somos uma instituição feita de pessoas, para cuidar de pessoas”. O presidente da FPF frisou que mais de 30% dos cerca de 6 mil alunos são beneficiados com algum tipo de bolsa, inclusive de 100% da mensalidade. A atuação comunitária da universidade também se faz presente com uma rede de aproximadamente 40 serviços em diversas áreas, incluindo atendimentos médicos e em outras áreas de saúde. A FPF também é uma das principais empregadoras do município, com quase 1.000 funcionários em suas mantidas (que incluem ainda a ETEIT e a UNIVALE TV), entre professores, gestores e pessoal técnico-administrativo.

“Ser homenageado pela Câmara Municipal é muito representativo, porque estamos sendo homenageados pelo povo de Governador Valadares. A entidade é comunitária, pertence à população de Governador Valadares. Eu não tenho medo de dizer que nossa entidade é a mais importante que a nossa comunidade tem. É muito significativo ser homenageado pela população de Governador Valadares”, declarou Rômulo.

Público presente na homenagem à UNIVALE e à FPF na Câmara Municipal de Governador Valadares

Para a reitora, este é o melhor momento em toda a história da instituição, com diversos cursos recebendo a nota máxima em avaliações do Ministério da Educação. Lissandra Lopes Coelho Rocha frisou ainda que a presença maciça de egressos da UNIVALE no mercado indica que a instituição está cumprindo com o papel de transformar vidas por meio da educação.

“Agradecemos pelo reconhecimento do nosso trabalho sério e compromissado com nossa comunidade, há mais de 30 anos transformando vidas por meio da educação. A UNIVALE segue sua trajetória como única instituição de ensino superior comunitária desta região, formando profissionais conforme as diretrizes curriculares próprias de cada curso, assegurando um perfil de egressos com competências para o exercício profissional, e buscando uma formação completa, humanista e cidadã, que a sociedade necessita”, disse a reitora.