Ação do UNIVALE na Praça - Cuidando das Pessoas Idosas

Ação do projeto UNIVALE na Praça celebra mês das pessoas idosas com dinâmicas e prevenção a quedas

23 outubro, 2023

Música, dinâmicas e muitas atividades para promover a socialização. Assim foi a manhã de sexta-feira (20) na Praça de Esportes. Valadarenses que fazem parte do projeto “UNIVALE na Praça – Cuidando das pessoas idosas” receberam homenagens pelo mês das pessoas idosas – o Dia da Pessoa Idosa é celebrado em 1º de outubro. A coordenadora do UNIVALE na Praça e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra, destaca que o projeto de extensão é uma parceria entre a universidade e o município, com foco na prevenção de quedas das pessoas idosas que praticam atividades físicas na Praça de Esportes.

“O projeto tem o intuito de trabalhar principalmente a saúde e a qualidade de vida. Então hoje [sexta-feira], juntamente com sete cursos que fazem parte desse projeto, nós nos reunimos com propostas de divulgar as ações e trazer dinâmicas, diversão e promover a socialização e a qualidade de vida, dentro da questão da prevenção de quedas, que é o propósito do projeto. Então agregamos tudo isso e viemos realizar esse evento aqui, que está sendo muito exitoso”, destacou Geane.

Ação do UNIVALE na Praça - Cuidando das Pessoas Idosas
Coordenadora do UNIVALE na Praça e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra

Neusa Pereira participa das sessões de hidroginástica na Praça de Esportes, e também acompanha as palestras de prevenção contra quedas que o UNIVALE na Praça proporciona. “Estou achando ótimo. Tem um ano só que estou participando, mas é muito maravilhoso. É um cuidado com os idosos, a gente entende que os idosos não estão abandonados. Tem alguém cuidando de nós, são anjos que Deus fez para cuidar de nós”, disse Neusa.

Aluna do curso de Fisioterapia e extensionista no UNIVALE na Praça, Marcela Miranda acredita que a participação no projeto tem trazido uma experiência para sua formação acadêmica que a deixará mais preparada para atuação profissional, quando concluir o curso. “A gente tem uma vivência muito grande diretamente com os idosos, e isso prepara a gente tanto para o estágio, quanto para o próprio atendimento clínico, com experiência maior em procedimentos. Aqui, por exemplo, a gente faz rotinas de exercícios com os idosos. É importante para nosso futuro, como fisioterapeutas, e também como acadêmicos, já nos preparando para a fase de estágios”, avaliou a estudante.

Saiba mais sobre as atividades do “UNIVALE na Praça – Cuidando das pessoas idosas”, veja o vídeo produzido pela UNIVALE TV:

Veja mais fotos da ação do UNIVALE na Praça: