Mulher idosa recebendo atendimento de alunos da Univale que participam do Univale na Praça

Prevenção contra quedas: idosos recebem orientações sobre acidentes domésticos

06 maio, 2024

Há mais de dois anos, professores e alunos levam informações e cuidados para os idosos, por meio do projeto UNIVALE na Praça. A principal ideia é conscientizar sobre a prevenção de quedas. O mais recente encontro com orientações sobre como evitar acidentes domésticos foi na sexta-feira (3), na Praça de Esportes de Governador Valadares.

Ieda Menezes, aposentada de 79 anos que participa do Univale na Praça
Ieda Menezes

O “UNIVALE na Praça – cuidando das pessoas idosas” é voltado para pessoas acima de 60 anos que praticam atividades físicas na Praça de Esportes. Ao todo, são cerca de 90 idosos inscritos, incluindo a aposentada Ieda Menezes, de 79 anos, que já perdeu as contas de quantas vezes caiu em casa. A mais recente foi há menos de três meses.

“Já caí vários tombos. Da última vez, ficou um sinal [marca]. Estou até em tratamento com neurologista, porque eu bati a cabeça com muita força no banheiro. Eu estava tomando banho e a tontura me pegou. Quando eu fui virar, caí”, relata dona Ieda.

Geane Alves Dutra, professora do curso de Fisioterapia e coordenadora do Univale na Praça
Professora Geane Alves

O projeto tem atuação interdisciplinar, com envolvimento de diversos cursos da UNIVALE, e é coordenado pela professora Geane Alves Dutra, do curso de Fisioterapia. “O ‘UNIVALE na Praça – cuidando das pessoas idosas’ está aqui com o objetivo de promover as ações do projeto e trazer mais ações de educação e saúde, para o público idoso, sobre a prevenção de quedas. Esse é um grande desafio dentro da questão do envelhecimento populacional”, disse a coordenadora.

Além de beneficiar a comunidade, o projeto UNIVALE na Praça também auxilia os alunos, com oportunidades para a prática fora da sala de aula. “O projeto é muito bom, porque traz os idosos aqui para a Praça e, junto com outros profissionais, a gente olha a qualidade de vida deles”, afirmou Cleide Aparecida, aluna do curso de Enfermagem.