Absorventes doados para a campanha de combate à pobreza menstrual

Pobreza menstrual: Univale e Eteit distribuem absorventes arrecadados

08 abril, 2022

A ação é resultado da campanha de combate à pobreza menstrual e beneficia mais de 500 pessoas com o item considerado básico para a higiene e dignidade, o  absorvente

Alunos, colaboradores e toda a comunidade se mobilizaram durante o mês de março para dar visibilidade à problemática que afeta meninas e mulheres das mais diferentes idades e regiões do país: a pobreza menstrual.

Com o apoio da comunidade acadêmica, a campanha, coordenada pelo curso de Enfermagem, ganhou expansão e foi concluída com êxito. Mais de 3 mil unidades de absorventes higiênicos foram arrecadados. Os números correspondem a 531 pacotes, entre 8, 16 e 32 unidades. As arrecadações foram entregues nessa quinta-feira (7) para diferentes públicos que se enquadram na problemática:

• Escola Estadual Carlos Luz (bairro Carapina);
  • Consultório na Rua (Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadare);
  • ESF II do Carapina;
  • Buracão (a ser entregue)

Uma das alunas que se engajou nesta campanha é a Emiliana Horácio, do 1º período de Psicologia. Pelas redes sociais, ela arrecadou mais de 400 pacotes de absorventes. Para os amigos ou seguidores que não conseguiam ir comprar o pacote de absorvente, ela se disponibilizou até para fazer a compra: "toda a ajuda faz a diferença na vida dessas mulheres em vulnerabilidade social”, destaca a caloura.

WhatsApp Image 2022 04 11 at 14.35.44
Emiliana multiplicou solidariedade nesta campanha de combate à Pobreza menstrual. Imagem: Ascorg.

Sobre a pobreza menstrual:

A falta de acesso aos itens básicos de higiene pessoal durante a menstruação caracteriza a pobreza menstrual. No entanto, uma série de outros fatores fazem parte dessa problemática, como a precariedade do banheiro usado, a limitação ou a dificuldade de acesso à água encanada. Para se ter ideia do quão múltiplos são os problemas provocados a partir da pobreza menstrual: as meninas e mulheres afetadas,além da saúde prejudicada, sofrem com problemas de socialização, autoestima, evasão escolar ou desigualdades de gênero. Todos esses aspectos intensificados, pela falta de dignidade menstrual.