Enfermagem da Univale passam orientações em saúde, em evento na Praça dos Pioneiros

UNIVALE participa da feira de saúde Conselho na Praça

20 abril, 2023

Cursos de Enfermagem e de Fonoaudiologia da UNIVALE participaram da ação

O curso de Enfermagem da UNIVALE participou na terça-feira (18) do Conselho na Praça, uma grande feira de serviços de saúde e bem-estar promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), com a participação de diversos equipamentos da saúde do município.

No estande da Universidade, os alunos do curso estavam presentes para prestar informações sobre temas como infecções sexualmente transmissíveis e massagem cardíaca. “Para o curso de Enfermagem é importante a participação nestas ações, pois elas fortalecem o vínculo do curso com a comunidade local e regional. E permite a realização de ações de prevenção e promoção da saúde”, comentou a coordenadora do curso, professora Lílian Costa e Silva.

O curso de Fonoaudiologia da UNIVALE também esteve presente, e outras tendas montadas no Conselho na Praça ainda disponibilizaram à população serviços como massagem relaxante, auriculoterapia, exames laboratoriais rápidos (como testes de sífilis e hepatite), aferição de pressão e vacinação contra a Covid-19 e gripe. Em outros estandes havia informações sobre violência doméstica, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), leishmaniose e acidentes de trabalho, agendamento para doação de sangue, animais do Centro de Controle de Zoonoses para adoção, entre vários outros assuntos.

“A gente trouxe para a praça um pouquinho dos serviços que são ofertados todos os dias para a população. Mesmo com recursos escassos, a gente faz muita coisa. Estamos também orientando a todos que a prevenção continua sendo o melhor remédio. Então, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se cuide”, salientou a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali.