cultura de paz nas escolas

UNIVALE sediará 1º Seminário Cultura de Paz nas Escolas

30 agosto, 2023

O 1º Seminário Cultura de Paz nas Escolas acontecerá no dia 5 de setembro, a partir das 7h30, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus II da UNIVALE. O evento tem objetivo de contribuir para a formação continuada de profissionais da educação e profissionais que atuam diretamente com políticas públicas para crianças e adolescentes para a promoção da cultura de paz nas escolas, conforme as recomendações da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação - UNCME/MG.

A professora do curso de Pedagogia, Karla Nascimento, membro do CME/GV e da comissão organizadora do seminário, reforça a importância da integração da universidade e da educação básica na promoção da cultura de paz.

“As escolas exercem um papel de centralidade na vida das pessoas e das comunidades, desde a educação infantil até a universidade. Promover esses momentos formativos de reflexão sobre a construção de uma cultura de paz é fundamental para a práxis educativa, para ampliar a educação dos sentidos, a escuta empática, o diálogo, o respeito à diversidade como ação cotidiana, considerando que a escola são as pessoas, estudantes, profissionais, familiares e comunidade, e todos somos parte dessa construção”, ressalta.

O Seminário é promovido pelo Conselho Municipal de Educação  de Governador Valadares (CME/GV), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Nordeste Mineiro, Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e demais órgãos que atuam na promoção dos direitos das crianças e adolescentes, numa perspectiva intersetorial. Para os estudantes participantes, o evento terá certificado que poderá ser válido como horas de atividades complementares.

Faça sua inscrição.

Confira a programação completa do 1º Seminário Cultura de Paz nas Escolas:

Credenciamento: 07h30 às 07h45

Sessão cultural:  07h45 às 8h15

• Poetas: Marcelo Rocha e Elizete Pereira – Sarau do Psia
  • Apresentação do Projeto: Poesia sim, violência não! (Poeta Marcelo Rocha)

Palestras: 08h15 às 11h00

• Inclusão e Direitos Humanos: por uma cultura de paz na Educação (Prof.Dr. Marco Antônio Torre – UFOP/MDHC)
  • Importância de maior diálogo da Escola com seu Território (Profa Dra. Maria Celeste Reis Fernandes de Souza – GIT/UNIVALE)

Mesa redonda com palestrantes: 11h00 às 11h50

Encerramento: 12h

Local: Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva - UNIVALE Campus II - Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário