O curso de Fonoaudiologia da UNIVALE realizou nesta semana, entre os dias 15 e 17 (de segunda a quarta-feira), mais uma edição do Univoz, um evento com objetivo de orientar e conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a voz e também sobre o câncer de cabeça e pescoço. A data foi escolhida porque na terça-feira (16) foi celebrado o Dia Mundial da Voz.
Seguindo proposta da 19ª campanha Amigos da Voz, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, “Minha voz, nossa voz. A força da conexão” foi o tema desta edição. “O Univoz deste ano tem um tema muito interessante, a forte conexão. A gente tem o intuito de mostrar para todo mundo, toda a comunidade acadêmica e a comunidade externa, a importância dos cuidados vocais, e como a voz é importante na nossa comunicação. A gente se faz presente com as pessoas, com o mundo, no trabalho e na nossa comunidade. Queremos alertar as pessoas que quem precisa cuidar da voz não são apenas os profissionais, mas todo mundo”, comentou a coordenadora do curso, professora Luciana Silveira.
Entre os convidados do Univoz estavam pessoas que utilizam as cordas vocais como instrumento de trabalho, como o estudante do curso de Jornalismo e repórter da UNIVALE TV, David Oliveira. “Eu fui convidado para participar de uma mesa redonda do Univoz para falar da importância da voz, enquanto estudante de jornalismo e enquanto profissional que usa a voz. Mas também como pessoa, porque todo mundo usa a voz no dia a dia, e a conversa é sobre a importância de cuidar da voz. Eu já fiz sessões de Fonoaudiologia aqui na clínica da UNIVALE e sei que é muito importante cuidar da voz”, afirmou David.
A organização do Univoz ficou a cargo de alunos do 5º período do curso. “O Univoz é importante para divulgar temas como a higiene vocal, voz cantada e voz falada. É um evento importante para essa divulgação mesmo”, disse a estudante Amanda Zavatário.