Treinamento em scanner intraoral Virtuo Vivo, na pós-graduação em Prótese Dentária

Dentistas da pós em Prótese Dentária realizam treinamento prático com scanner intraoral

18 dezembro, 2023

Alunos da especialização puderam conhecer e praticar o escaneamento intraoral com o aparelho Virtuo Vivo

Os cirurgiões-dentistas que estão se especializando em Prótese Dentária na UNIVALE, com atualização em Periodontia, passaram por treinamento com o scanner intraoral Virtuo Vivo, dispositivo que vem ganhando espaço no mercado por ser de fácil utilização para gerar imagens em 3D da boca do paciente. Além da apresentação do aparelho, os alunos da pós-graduação tiveram momentos de prática, podendo scannear uns aos outros.

O treinamento, chamado de ‘hands on’ (que, em inglês, significa colocar as mãos), permitiu aos cirurgiões-dentistas da pós-graduação um maior contato com as ferramentas da Odontologia digital. É o que avalia a aluna Karla Priscila Januário, que participou da capacitação. Ela classifica que o uso do Virtuo Vivo dá mais segurança para pacientes e profissionais, com altos índices de qualidade e de eficiência no escaneamento intraoral. Após participar da aula prática, ela garante que o dispositivo gera imagens de alta qualidade, o que facilita o trabalho de cirurgiões-dentistas.

“O aparelho captura a profundidade da cavidade oral. Esse scanner funciona com várias câmeras no aparelho e, ao passar o aparelho na boca do paciente, a imagem é captada, exibindo um modelo em 3D no computador. Isso dá previsibilidade, porque é possível fazer um planejamento do paciente, seja na área da ortodontia ou da prótese, ou em diversas outras áreas da Odontologia, como a cirúrgica. Essa é uma ferramenta de trabalho que vai se tornar cada vez mais parte do nosso cotidiano”, disse Karla.

A pós-graduanda considera o Virtuo Vivo um aparelho menor, mais leve e mais fácil de ser manuseado, em comparação a outros dispositivos disponíveis no mercado. “Esse ‘hands on’ que a professora Maria da Penha proporcionou a nós, alunos da especialização, foi de extrema importância para começarmos a mudar nossa visão analógica, tornando-a um pouco mais digital. Isso abriu nosso olhar e nos permitiu praticar com o aparelho”, afirmou.

A professora citada por Karla é a coordenadora da Pós-graduação em Prótese Dentária, Maria da Penha Siqueira Assis. “Foi um ‘hands on’ teórico e prático, mostrando o emprego do scanner intraoral na reabilitação oral. Os alunos fizeram o treinamento de escaneamento uns nos outros. Hoje a Odontologia digital é uma realidade em nossa clínica, e o nosso curso não poderia deixar de mostrar esta nova tecnologia para nossos estudantes”, acrescentou a docente.