Alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Imaculada no estúdio da Rádio Univale

Alunos do Colégio Imaculada vêm à UNIVALE para aprender sobre Jornalismo e Ciências

21 agosto, 2023

A UNIVALE está de portas abertas para escolas dos níveis fundamental e médio que desejam estimular a curiosidade nas crianças e adolescentes, despertando o gosto pela produção científica e pelas diversas profissões nas áreas dos cursos de graduação da universidade. A semana no campus II começou com a presença de alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Franciscano Imaculada Conceição, de Governador Valadares, que vieram nesta segunda-feira (21) para conhecer o Parque da Ciência e a produção de Jornalismo na Assessoria de Comunicação Organizacional e nos estúdios da Rádio UNIVALE e da UNIVALE TV.

Cristiane Guerra leciona Português, Ciências, Artes e Geografia para os estudantes do Imaculada. Ela explica que uma das unidades do material didático de Português se dedica à produção de texto jornalístico, e a visita aos estúdios na UNIVALE deu oportunidade para as crianças de 8 anos conversarem com profissionais da área e aprenderem sobre a produção e veiculação de notícias.

“A gente deu início à unidade para eles poderem vivenciar o que seriam as notícias, quais são os meios que divulgam essas notícias, e o que precisa ter na estrutura do texto para que ele seja identificado como uma notícia. A gente vê que a notícia pode ser no jornal, na rádio. Ou, hoje em dia mais que nunca, nos meios de internet. A gente estuda as diferenças, e também a questão das fake news, para saber quais são os meios confiáveis de notícias”, comentou a professora do Imaculada.

No Parque da Ciência, os alunos do Colégio Imaculada aprenderam principalmente sobre estímulos e sensações. “Em Ciências, estamos estudando as sensações e os estímulos causados nos ambientes, falando por exemplo de tato, olfato e paladar. No Parque a gente vai experimentar os estímulos que aquele ambiente vai proporcionar para eles sentirem e identificarem as diferentes maneiras que a gente pode sentir esses estímulos”, acrescentou Cristiane.

Estudantes do Imaculada aprovam a visita

As alunas Isabelle Carvalho e Laura Hott Kalil já tinham visitado a UNIVALE no ano anterior, e não escondem a alegria em retornar à universidade. Elas pensam em se tornar professoras, ainda sem ter certeza sobre qual carreira seguir, mas já deixam bem claro que querem estudar na UNIVALE.

Alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Imaculada no estúdio da Univale TV

“Da última vez eu também achei muito legal, porque a gente fez várias atividades. Eu amo esse lugar e estou muito feliz de poder retornar, principalmente para ver o Parque da Ciência e o Jornalismo”, disse Isabelle. “Eu já tinha vindo quando estava no segundo ano. Desde quando vim aqui, esse lugar marcou minha vida, eu nunca mais esqueci”, afirmou Laura.

As alunas do ensino fundamental Vallentina Gomes e Sophia Barros também gostaram de conhecer o campus. “O Parque está muito legal, pude conhecer várias coisas. Conhecer a rádio também foi muito especial”, destacou Vallentina. “Eu gostei muito, é uma experiência ótima. A gente conheceu várias coisas. A rádio foi muito legal, é tipo um estúdio de podcast. Eu amei, porque eu nunca visitei um estúdio antes”, detalhou Sophia.

Veja também a matéria da UNIVALE TV sobre a visita dos alunos do Colégio Imaculada ao campus: