Você sabia? Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

19 março, 2021

Está na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda 2021. Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre o NAF - Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Univale, que tem como objetivo auxiliar contribuintes de baixa renda, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, com orientações contábeis e fiscais. Os atendimentos são gratuitos e o auxílio na declaração do imposto de renda é um deles. A novidade deste ano é que o NAF e a disciplina Práticas do NAF estão promovendo uma campanha de indicação de parte do tributo para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) de Governador Valadares - MG.

O NAF presta serviços à comunidade desde 2015 e foi criado por meio de uma parceria entre a Univale e a Receita Federal para ajudar pessoas que precisam de uma assessoria contábil, mas não têm condições de pagar um profissional. Além de realizar atendimento, o núcleo tem a função de capacitar os alunos e estagiários do curso de Ciências Contábeis para atuarem no mercado de trabalho. O NAF se orgulha de oferecer um serviço de qualidade, exercendo um papel social de extrema importância, ajudando quem mais precisa de forma cidadã.

Em 2020,o NAF realizou mais de cinco mil atendimentos e a expectativa para este ano é que a procura por serviços relacionados ao imposto de renda aumente nas próximas semanas. Também são realizados serviços para pessoas físicas carentes, como: pedido de restituição e compensação do INSS, emissão de 2ª via do CPF, agendamento na Receita Federal, entre outros. Para pessoas jurídicas, o NAF auxilia na abertura e emissão de guias para MEI (Microempreendedor Individual), consulta do cartão do CNPJ e demais serviços. E, por fim, realiza o atendimento do e-social empregada doméstica. Essa ferramenta permite que os empregadores de trabalhadores domésticos realizem as suas declarações e o recolhimento unificado dos tributos e do Fundo de Garantia — FGTS.

Para 2021, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, irá auxiliar os contribuintes na destinação do imposto de renda para o FIA (Fundo para a Infância e Adolescência) e o FI (Fundo do Idoso). Dessa forma, é possível ajudar projetos sociais da cidade sem alterar o valor líquido a receber ou a pagar final. É possível direcionar parte do que já foi pago e destinar até 3% ao FIA e até mais 3% ao FI. Caso queira fazer parte da campanha, entre em contato com o NAF para mais informações.

Você sabe se precisa declarar o imposto de renda? Confira abaixo os requisitos necessários:

• Quem recebeu mais de R$ 28.559,70 de renda tributável em 2020, como salário, aposentadoria ou aluguéis, por exemplo;
  • Quem teve rendimentos tributáveis (contando auxílio emergencial) acima de R$ 22.847,76;
  • Quem comprou ou vendeu ações na Bolsa de Valores, criptomoedas ou outros tipos de investimentos;
  • Quem teve ganhos com a venda de bens, como casas ou apartamentos, por exemplo;
  • Quem ganhou mais de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributáveis na fonte, como indenização trabalhista ou rendimentos de poupança, por exemplo;
  • Quem passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2020 e ficou aqui até 31 de dezembro;
  • Quem vendeu um imóvel e comprou outro no prazo de 180 dias, utilizando a isenção do IR no momento da venda;
  • Quem recebeu mais de R$ 142.798,50 em atividade rural ou tiveram prejuízo rural a ser compensado no ano-base de 2020;

Se você se encaixa em algum desses critérios, o NAF pode te ajudar. O atendimento funciona de segunda, quarta e sexta-feira, de 8h às 12h. Nas quartas-feiras, exclusivamente neste primeiro semestre de 2021, o atendimento é feito online, das 18:45 às 22h e é feito pelos alunos da disciplina Práticas do NAF, que são divididos em 4 equipes. O endereço é rua Lincoln Byrro, nº 281, bairro Vila Bretas - Campus Armando Vieira (Campus I – ETEIT). Você pode entrar em contato pelo Instagram @nafunivale ou no telefone 3279-5285. Por conta da pandemia, os atendimentos presenciais estão suspensos temporariamente.