Professora Eloísa Medeiros, do curso de Nutrição, e demais membros da comitiva técnica do júri do Festival de Gastronomia da Abrasel

Professora de Nutrição é jurada de festival gastronômico da Abrasel

18 setembro, 2023

Durante todo o mês de setembro, 54 estabelecimentos de alimentação em Governador Valadares disputam, além da preferência de consumidores, os prêmios do 1º Festival Gastronômico da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Serão escolhidos os vencedores em oito categorias, além da premiação especial de melhor Prato Cultural, que será registrado como patrimônio da gastronomia de Minas Gerais. Entre os nomes escolhidos para o júri técnico do Festival Gastronômico está o de Eloísa Medeiros, professora do curso de Nutrição da UNIVALE.

A docente explica que são cerca de 80 pratos inscritos, e os clientes dos estabelecimentos também participam da escolha nas diversas categorias. “A ideia é fomentar o comércio, porque Valadares tem muitos bares e restaurantes. E além do nosso voto, tem o voto do consumidor que vai aos bares participantes e escolhe um prato. Nossa avaliação [do júri técnico] tem três critérios: a apresentação do prato, o sabor e a inovação. E cada um desses quesitos tem seus subquesitos”, afirmou Eloisa.

Foto de Eloisa Helena Medeiros Cunha, professora do curso de Nutrição
Professora do curso de Nutrição, Eloisa Medeiros

A professora reforça a importância de que os estabelecimentos que servem refeições se filiem à Abrasel. “A Abrasel é uma instituição que já existe há muitos anos no Brasil. A partir do momento da filiação, existe todo um apoio em relação ao comércio e eventos. Isso chama o público para ir a esses locais, porque existe uma divulgação muito grande na mídia. Isso traz movimento aos bares, é importante. E ser avaliado acaba incentivando aos estabelecimentos fazerem sempre o melhor para os clientes, mesmo fora da época do festival”, acrescentou a docente.

Sobre o Festival Gastronômico da Abrasel

Além da organização da Abrasel, o Festival Gastronômico tem apoio da Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT). O júri técnico também é composto pela professora e chefe de Gastronomia do Senac, Izabela Almeida, e pela influencer de Gastronomia e chefe de cozinha da Frigoleste, Juliana Oliveira.

Nas visitas aos estabelecimentos, a comitiva é acompanhada pela diretora do Departamento de Turismo da SMCELT e delegada do júri, Betinna Tassis, e pela embaixadora do evento, a jornalista e influencer Amanda Ribeiro. A escolha do Prato Cultural, cujo critério é ser feito à base de milho e mandioca, terá avaliação do chef do Senac e presidente da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati – que nos dias 29 e 30 realizará um workshop com os inscritos no concurso, e fará cozinha aberta para o lançamento das nove rotas gastronômicas do município. No dia 30, os vencedores serão anunciados no encerramento do Festival Gastronômico, na Açucareira.

Professora Eloisa Medeiros, do curso de Nutrição, e demais membros da comitiva técnica do júri do Festival de Gastronomia da Abrasel