Alunos de Medicina, da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência de Governador Valadares (Lacite-GV), durante o 25º Congresso Nacional das Ligas do Trauma, escolhidos com o melhor relato de caso do evento

Trabalho de alunos da UNIVALE escolhido o melhor Relato de Caso no 25º Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma

14 junho, 2023

Trabalho intitulado “Trauma cardíaco penetrante por arma branca, uma lição de trabalho em equipe” foi escolhido como o melhor de sua categoria

Alunos do curso de Medicina da UNIVALE se destacaram com apresentação de trabalhos durante o 25º Congresso Nacional das Ligas do Trauma. Foram aprovados e apresentados todos os cinco trabalhos submetidos por alunos integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência de Governador Valadares (Lacite-GV) sendo que um deles, intitulado “Trauma cardíaco penetrante por arma branca, uma lição de trabalho em equipe”, foi escolhido como o melhor na categoria Relato de Caso.

A equipe que apresentou o trabalho vencedor era composta pelos estudantes Saulo Ferreira Sá, Igor Faragó Jardim, Pedro Vecchi Siqueira, Maria Luiza Nery Ton Benicá, Lucas Sigesmundo Barros, Rafael Augusto Corrêa Legal, Isabella Ruella Daloy, Filipe Ferraz Magalhães e Marcella Aires Siqueira. O orientador da Lacite é o coordenador do curso de Medicina, professor Romeo Lages Simões.

“Trata-se de um evento de proporção nacional, organizado pelo Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), que é vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). Tivemos contato com alguns dos cirurgiões do trauma mais respeitados nacional e internacionalmente, assistindo às suas palestras e interagindo pessoalmente no decorrer do evento. Concorremos entre trabalhos brilhantes, feitos por estudantes de diversas universidades do país e, felizmente, conseguimos colocar a UNIVALE em uma posição de destaque, ao termos nosso relato de caso premiado ao fim do evento. Foi uma experiência ímpar, de muito aprendizado e crescimento”, destacou o aluno Saulo Ferreira Sá.

Também presente ao Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma, que nesta edição voltou a ser realizado de forma presencial, o professor Romeo celebrou o destaque obtido pelos estudantes da UNIVALE. O coordenador do curso enfatiza ainda que o Congresso foi uma grande oportunidade para os alunos colocarem em prática tudo que aprendem nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“A condecoração na categoria Relato de Caso, como o melhor trabalho do Congresso, evidencia as práticas de pesquisa da Liga, e projeta o nome da UNIVALE no cenário nacional relacionado às ligas do trauma. Nossos meninos brilharam e é muito bom ver nossos alunos despontando. A instituição incentivou os alunos na apresentação dos trabalhos. É mérito dos nossos alunos, da Liga, e eu como orientador fico muito feliz por ver os frutos que a gente vai colhendo”, comentou Romeo.

Professor Romeo Simões e alunos de Medicina, da Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência de Governador Valadares (Lacite-GV), durante o 25º Congresso Nacional das Ligas do Trauma