Além do projeto vencedor, elaborado por alunos do curso de Terapia Ocupacional para auxiliar pessoas com diabetes, a 4ª Edição do Palco de Ideias da UNIVALE premiou outras duas propostas empreendedoras, ambas de grupos de estudantes do curso de Psicologia e com orientação do professor Manoel de Paula Pereira Júnior. Os projetos abordam acessibilidade de circulação em supermercados para pessoas com deficiência visual, e auxílio a imigrantes com qualificação profissional a se inserirem no mercado de trabalho, exercendo funções em suas áreas de formação.
Orientador dos dois grupos de alunos de Psicologia, Manoel Júnior é graduado em Administração e, na UNIVALE, integra do quadro de docentes do curso de Sistemas de Informação. A disciplina Cultura Empreendedora, que faz parte do currículo de todos os cursos da universidade, foi o que possibilitou o contato com estudantes de diferentes campos de conhecimento – no semestre anterior ele também havia orientado o grupo que ficou com o 3º lugar na edição passada do Palco de Ideias, e a equipe era composta de alunos de Nutrição e de Terapia Ocupacional.
“Enquanto professor, é motivo de alegria e orgulho orientar os estudantes e poder contribuir para o reconhecimento das soluções que eles desenvolveram. É sempre um bom desafio lecionar para uma área diferente da minha formação e mostrar aos alunos as oportunidades que a graduação deles tem através do empreendedorismo”, afirmou Manoel.
No Palco de Ideias, as propostas dos grupos devem apresentar soluções inovadoras, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) para serem aplicadas até o ano 2030. Após avaliação por uma banca examinadora e escolha dos vencedores por meio de votação, os alunos premiados recebem vagas em mentorias especializadas e workshops, para desenvolverem seus projetos.
“Durante a disciplina de Cultura Empreendedora, é fundamental entender como o cliente se sente em relação ao seu problema, e esse problema é identificado pelos alunos através de um dos ODS. Sendo estudantes de Psicologia, eles conseguem fazer uma conexão prática da realidade do curso com a disciplina, buscando entender da melhor forma os sentimentos do cliente e como resolvê-los. Prova disso é o merecido pódio, que conseguiram alcançar”, acrescentou o professor.
Com 316 votos, o projeto “Mercado acessível” foi elaborado por alunos do turno matutino e ficou com o 2º lugar do 4º Palco de Ideias. Os estudantes propuseram um aplicativo para garantir liberdade, autonomia e acessibilidade para deficientes visuais circularem por supermercados. Por meio de inteligência artificial, o aplicativo mapeia o estabelecimento cadastrado para guiar consumidores com perda de visão pelos corredores da loja, com indicações da localização dos produtos desejados e informações por comando de voz. A solução também se propõe a escanear produtos, fornecendo descrições detalhadas de marcas, preços e quantidade. O projeto ainda prevê treinamento aos funcionários dos supermercados cadastrados.
O 3º lugar do Palco de Ideias ficou com a proposta “Global link”, de alunos do período noturno, que recebeu 243 votos. O projeto consiste em uma plataforma que conecta imigrantes qualificados a empresas que valorizam a diversidade, auxiliando esses imigrantes a se inserirem no mercado de trabalho, rompendo barreiras linguísticas, burocratização, preconceitos e falta de oportunidades. A plataforma também propõe a realização de cursos de aperfeiçoamento linguístico e da cultura local, mentorias, tradução de documentos e entrevistas simuladas. Para as empresas, o benefício é a facilidade para recrutar talentos qualificados.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios