Visita técnica de alunos do mestrado em Gestão Integrada do Território, para aula externa na Agência de Água da Bacia do Rio Doce (Agedoce)

Mestrandos fazem visita técnica à Agência de Água da Bacia do Rio Doce para aprender sobre risco e território

12 dezembro, 2023

Visita à Agedoce reforça a parceira entre a UNIVALE e os Comitês de Bacias Hidrográficas,

A aula da disciplina Risco e Território, do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), aconteceu fora dos muros da UNIVALE no dia 1º de dezembro, com uma visita técnica à Agência de Água da Bacia do Rio Doce (Agedoce), órgão responsável por garantir suporte técnico e administrativo aos comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. O professor da disciplina, Hernani Santana, também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí.

A visita reforça a parceira entre a UNIVALE e os Comitês de Bacias Hidrográficas, aprofundando conhecimentos sobre Sistemas de Recursos Hídricos. O encontro teve a colaboração de Lucinha Teixeira, integrante da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Segundo o professor Hernani, a ideia da visita técnica era a de apresentar aos alunos os temas que estão no cotidiano do território, assim como os trabalhos que são desenvolvidos pelos comitês.

“Tivemos o privilégio de contar com o apoio da Agedoce e da Lucinha, membro influente da Câmara Técnica de Eventos Críticos. Sua experiência e conhecimento nos abriram novas perspectivas sobre os desafios que enfrentamos em nosso território, isso proporcionou um encontro muito rico em informações e experiências profissionais. Foi uma oportunidade para mergulhar no tema Risco Ambiental de uma maneira muito especial”, disse o docente.

Hernani frisou que é sempre importante inserir os alunos nos ambientes, órgãos e setores responsáveis por deliberações que interferem diretamente no território. “Este encontro foi mais do que uma aula, foi uma provocação aos nossos alunos para refletirem sobre os riscos socioambientais que nos cercam. Estamos comprometidos em entender melhor nossa região e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável”, destacou o professor.