Agropecuária na Escola

Agropecuária na Escola: projeto apoiado pela UNIVALE leva crianças para conhecerem rotina do agro no Parque de Exposições

10 julho, 2024

Cerca de 450 crianças de escolas privadas de Governador Valadares realizaram uma visita ao parque de exposições durante a 53ª edição da ExpoAgro. O passeio faz parte do projeto Agropecuária na Escola, que este ano, tem a UNIVALE como parceira, com os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

As crianças foram recebidas no Tatersal Cantídio Ferreira pelas equipes da União Ruralista, da universidade e de outros parceiros do programa, visitaram estantes e conheceram um pouco das instituições ligadas ao agronegócio presentes no parque. A coordenadora pedagógica dos anos inicias do colégio Imaculada Conceição, Cristina Guerra Soares, acompanhou os estudantes e falou sobre a oportunidade de aprendizado. “Hoje podemos mostrar para essas crianças o que é o agro de verdade, para que eles tenham esse conhecimento de como o alimento chega em nossa casa. Em nossa grade curricular, já estamos trabalhando isso com eles, como as coisas são produzidas”.

O ponto alto do dia foi a chegada da turma na Fazendinha da União, onde puderam conhecer as hortaliças plantadas no local, além dos mini animais que encantaram os estudantes. A professora Janaína Gomes realizou uma palestra animada e mostrou as diferenças entre áreas degradadas e de preservação. “Estamos falando sobre a importância da agricultura, da preservação do solo. Com essa super maquete, os estudantes conseguem visualizar melhor como o solo reage, depois de molhado, estando preservado e também em estado de degradação”.

Iniciativa Agropecuária na Escola na Expoagro 2024

Agropecuária na Escola

O projeto, que há 14 anos oferece a oportunidade de vivenciar um dia no campo para estudantes de escolas públicas e privadas de Governador Valadares, tem como objetivo trazer os estudantes para dentro do parque para uma vivencia no mundo do agronegócio. Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Moreira Brasileiro, o intuito é “mostrar para essas crianças um pouco de tudo que envolve o agronegócio, desde bastidores aos profissionais que estão envolvidas nesse setor que fomenta nossa economia”, afirmou.

A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, esteve presente na abertura do projeto na manhã desta segunda-feira, e destacou a relevância de atividades como essa para enriquecer a formação das crianças. “Mesmo quando adultos, a gente entende que só se aprende com a experiência. Trazer essas crianças para vivenciar algumas experiências do agro, para entender uma horta, como é importante cuidar das encostas e também dos animais”.