projeto de extensão de jornalismo social capa

Alunos de Jornalismo da UNIVALE desenvolvem projeto de extensão com Escola Municipal Chico Mendes

04 outubro, 2023

O projeto de extensão da disciplina Jornalismo Social e Comunitário busca auxiliar os alunos da Escola a criarem um produto jornalístico

Por: Natalia Lima Amaral

Com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a mídia, os alunos do curso de Jornalismo da UNIVALE estão desenvolvendo um projeto de extensão dentro da disciplina de Jornalismo Social e Comunitário, com a supervisão da doutoranda e mestra em comunicação (PPGCOM/UFJF), Deborah Vieira, professora dos cursos de Comunicação da instituição. Por meio de oficinas e de práticas educomunicativas, que acontecem entre os meses de setembro e outubro, estudantes do 7º ano da Escola Municipal Chico Mendes estão sendo orientados na produção de materiais jornalísticos, no suporte escolhido (impresso, jornal mural, vídeo, podcast ou outros), com os temas escolhidos por eles e que terão viés informativo, criativo, crítico e artístico.

Deborah Vieira, professora dos cursos de Comunicação, desenvolve projeto de extensão no curso de jornalismo
Deborah Vieira, professora dos cursos de Comunicação

No dia 26/9 (terça-feira), a turma do Jornalismo esteve na escola com uma oficina voltada para a produção de conteúdo jornalístico, abordando conceitos como imparcialidade, objetividade, pauta, apuração, fontes, entrevistas e produto final. “A ideia é que os alunos da escola formem grupos de até cinco pessoas, sendo orientados por duplas e trios do curso de Jornalismo. A partir das oficinas, os estudantes passaram a refletir criticamente sobre a presença da mídia, em especial do jornalismo, em suas vidas e na sociedade como um todo. Além disso, também estaremos fomentando a leitura crítica e a consciência cidadã nos alunos e alunas da Escola Chico Mendes”, comenta Deborah.

As atividades desenvolvidas serão voltadas para produção jornalística, escrita, direitos humanos e mídia, com a colaboração também de professores do Projeto de Pesquisa Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-democracia-direitos humanos (Ópera). Professor dos cursos de Comunicação, responsável pela extensão e pesquisador do Ópera, Franco Dani Araújo e Pinto comenta que projetos e ações de extensão possuem um papel fundamental para os cursos e para a UNIVALE, enquanto instituição comunitária.

projeto de extensão de jornalismo soial professor franco dani
Franco Dani, professor dos cursos de Comunicação, responsável pela extensão e pesquisador do Ópera

“Os projetos são fundamentais para a formação de profissionais mais preparados e experientes, além de criar uma interação com a comunidade e gerar um ambiente de aprendizado mais rico e estimulante. Este projeto, em específico, é de extrema importância social, visto que a comunidade local permite que os nossos alunos vivenciem situações reais, lidando com desafios do jornalismo comunitário, como a sensibilidade das questões locais e a diversidade de públicos. Para os alunos da escola municipal, o projeto contribui para que eles tenham acesso a informações relevantes sobre sua comunidade, promovendo a conscientização e o engajamento cívico”, comentou Franco Dani.

Aluno do 6º período da graduação e estagiário da UNIVALE TV, João Marcos Lima Gomes explicou que o projeto está proporcionando uma experiência interessante, por promover a interação com a comunidade local e a prática do aprendizado em sala de aula. “Essa participação é importante para a nossa formação, principalmente porque precisamos do contato com os indivíduos em sociedade para compreendermos melhor os nossos interesses. Além disso, essas informações geradas nas atividades são eficazes para compreendermos mais sobre nossas preferências na profissão”.

Confira imagens dos alunos nna Escola Municipal Chico Mendes