Sumário
Escrito por: Pedro Claudio, estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda
Se você é uma pessoa que curte tecnologia, informática e computação, e tem interesse em entrar na área, uma ótima opção é o curso de Análise de Sistemas, que forma profissionais para atuar na área de Tecnologia da Informação (TI). Neste texto, você encontra informações importantes sobre a área.
A Análise de Sistemas é a atividade que envolve a criação, o gerenciamento e a otimização de sistemas de informação. Projetar, documentar, especificar, testar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e softwares são umas das funções do profissional dessa área, apresentando como objetivo entregar ao cliente e ao usuário um resultado que represente avanços e conveniência. Isso passa por programas, aplicativos e até mesmo pelo desenvolvimento de aparelhos e outros gadgets.
Quer saber mais sobre uma das áreas que mais crescem no Brasil e no mundo? É só continuar a leitura!
Afinal, o que é preciso para trabalhar com Análise de Sistemas?
O profissional de Análise de Sistemas deve dominar todos os conhecimentos necessários para analisar, planejar e desenvolver as soluções. É interessante realizar um curso superior na área de TI, como a graduação em Sistemas de Informação, que possui em média oito períodos. A grade curricular do curso inclui disciplinas como:
- Administração e segurança de Banco de Dados
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Business Intelligence e big data analytics
- Códigos de Alta Performance
- Desenvolvimento de aplicações de sistemas distribuídos e cloud computing
- Desenvolvimento Front End
- Desenvolvimento mobile e internet das coisas
- Desenvolvimento Web
- Design e desenvolvimento de Banco de Dados
- Engenharia de Software
Além disso, é fundamental que o analista de sistemas tenha competências e habilidades específicas, assim como em qualquer outra área. Gostar da área de exatas, ter um perfil curioso, com visão inovadora, também é muito importante. A partir da observação e da proatividade, o profissional pode encontrar novas soluções, desenvolver novos softwares e promover inovações no ramo que cresce a cada ano.
Como a tecnologia em alta favorece o segmento de análise de sistemas?
Com a pandemia da Covid-19, houve no mundo todo uma aceleração no meio digital. O contexto online tomou força e as pessoas deram mais atenção e enxergaram como uma necessidade. Não só pelo contexto pandêmico, mas também pela mudança gerada por esse movimento tecnológico que antecipou o futuro.
Por esse motivo novas criações de softwares surgiram e de uma forma simplificada por conta da tamanha necessidade. E é nesse contexto que o segmento de análises de sistemas tem uma alta demanda no desenvolvimento desses softwares.
Novas tendências surgiram no mercado por conta dessa necessidade do desenvolvimento ágil. Confira algumas delas:
Low Code
É um código de tamanho menor que garante agilidade aos ciclos de inovação. Isso permite que as empresas detectem falhas e problemas de performance com mais facilidade.
Inteligência Artificial
É uma tecnologia bastante utilizada atualmente nos canais de comunicação como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon.
Big data
Consiste no gerenciamento de alto volume de dados estruturados e não estruturados coletados no mercado ou produzidos em uma empresa. Essa tecnologia está revolucionando o desenvolvimento de softwares no Brasil. E é muito importante pois é preciso a empresa analisar os dados para obter informações relevantes para o negócio.
Essas tendências podem servir como especialização para o mercado de trabalho e é muito importante o profissional de análise de sistemas estar atento a elas.
Busca por profissionais está mais em alta que a trend da semana
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (BRASSCOM) de janeiro a agosto de 2021, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) teve um aumento de 149% nas contratações de profissionais da análise de sistemas.
Tudo isso por conta da alta na tecnologia anteriormente citada. O mercado cresceu e não parou com a crise, pelo contrário, empresas grandes e pequenas contrataram esse serviço para ampliar suas equipes.
E aí, gostou da área? Saiba mais sobre o curso de Sistemas de Informação!