Primeiro microfone usado na Rádio Educadora, no acervo do Museu de Governador Valadares — Foto: Reprodução Inter TV dos Vales

Revista Brasileira de História da Mídia publica artigo de professora e egressa do GIT sobre a primeira rádio de Valadares

21 setembro, 2023

A Educadora Rio Doce foi a primeira emissora de rádio de Governador Valadares, inaugurada no dia 7 de setembro de 1950, com a presença do Getúlio Vargas – à época ex-presidente e em campanha para a eleição que o faria retornar ao poder. Nos primeiros dez anos de existência, foi a única estação radiofônica no município.

Essa história está na edição mais recente da Revista Brasileira de História da Mídia, no artigo “A formação histórica e territorial da Rádio Educadora Rio Doce em Governador Valadares-MG (1950-1960)”, de autoria da professora do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, Patrícia Falco Genovez, e da egressa do GIT, Denise Rodrigues Alves – que também é jornalista e professora do curso de Direito da universidade.

Patrícia explica que o artigo é um produto da pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado de Denise, que em dezembro de 2022 defendeu a dissertação “Territórios da Comunicação: a formação histórica da Rádio Educadora Rio Doce em Governador Valadares-MG”. “Fui orientadora dela. Ao longo desse processo de investigação e pesquisa sobre a primeira rádio de Governador Valadares, foram coletadas informações preciosas não só sobre esse meio de comunicação, como também sobre o cotidiano da cidade”, comentou a professora do GIT.

Professora Denise Rodrigues Alves, no auditório Hermirão, com a logo da Univale ao fundo
Denise Rodrigues Alves é egressa do mestrado e professora de Direito na UNIVALE

Denise avalia que a orientação de Patrícia Genovez trouxe reflexões críticas sobre o contexto social e político da fundação e primeiros anos de funcionamento da Rádio Educadora Rio Doce.

“Na pesquisa e também no artigo científico, que é um trecho da pesquisa, a gente demonstra essa relação das pessoas e dos principais atores envolvidos na criação e funcionamento da rádio, e como era relação dessas pessoas com a comunidade de Governador Valadares, e como as relações de poder se davam também na sociedade”, explicou a egressa do mestrado.

Importância da Rádio Educadora na cultura em Valadares

A Rádio Educadora Rio Doce funcionava em um prédio na Avenida Minas Gerais, na esquina com a Rua Bárbara Heliodora, onde atualmente existe uma filial das Lojas Americanas. O local já abrigava um cinema da cidade, o Cine Ideal. O texto de Patrícia e Denise fala da importância cultural da Educadora Rio Doce, representando um ideal de progresso e de modernidade em um município ainda com poucos anos de emancipação política.

“O mesmo palco utilizado para os equipamentos e estúdios da rádio, era utilizado para exibição dos filmes do Cine Ideal, e também eram feitas apresentações musicais importantes. Na pesquisa eu trago também um registro fotográfico da Emilinha Borba se apresentando na rádio. Ela se apresentava no espaço do cinema e o show era transmitido pela rádio. Esse período corresponde à chamada ‘Era do Rádio’. As grandes cantoras do rádio eram muito famosas e vinham a Governador Valadares. Muitas vezes elas se apresentavam lá, como foi o caso da Emilinha Borba, que tem o registro na pesquisa”, detalha Denise.

A antiga concessão da Educadora Rio Doce hoje está com a Rádio Novo Tempo, ligada à Igreja Adventista. O detentor da concessão anteriormente, Alírio Dutra, hoje possui a concessão da Rádio Transamérica em Valadares, e foi uma das pessoas que contribuíram para a pesquisa.

“Eu fiz um levantamento dos documentos históricos da rádio, tive acesso ao primeiro contrato social. Lá tinha a composição dos primeiros sócios e dos sócios seguintes também. Isso foi muito importante para fazer o registro dessa história inicial, e agradeço muito ao senhor Alírio Dutra, que foi fundamental para que eu conseguisse ter acesso a esses dados”, afirmou Denise.

O artigo, na íntegra, está disponível clicando aqui.