PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto da aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”

Aula integrada de Pedagogia e Psicologia promove reflexão antirracista às vésperas do Dia da Consciência Negra

18 novembro, 2025

Intenção com a aula integrada de formação antirracista é fazer anualmente algum evento que tenha como foco o Dia da Consciência Negra

Com o tema “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”, a aula integrada envolvendo os dois cursos na UNIVALE promoveu debates pela igualdade racial e foi realizada na noite de sexta-feira (14), antecipando as reflexões do Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro. Os convidados da aula integrada foram a pedagoga Jéssica Barbosa Araújo e o psicólogo Julio Cezar Santos Gomes, ambos alunos do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).

Docente no curso de Pedagogia, a professora Juliana Maria Xavier foi uma das organizadoras da aula integrada sobre formação antirracista. Ela explica que a proposta foi mostrar, a estudantes dos dois cursos de graduação, como o preconceito e a discriminação racial impactam as pessoas.

“O evento foi pensando em alusão ao mês de novembro, em que celebramos a Consciência Negra. Propusemos um diálogo com o curso de Psicologia, entendendo como o racismo afeta nosso subjetivo. Foi um evento lindo, de extrema importância para a comunidade acadêmica, indicando a necessidade de uma formação que combata o racismo em todas as instâncias”, afirmou Juliana.

Foto da aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”

Egressa do curso de Pedagogia da UNIVALE, no qual estudou com bolsa do Prouni, Jéssica ingressou no GIT também como bolsista de ações afirmativas, conquistada no 1º Seminário Abayomi. Em sua fala aos alunos da graduação, ela destacou que é necessário, já na educação de crianças, ouvir as vozes silenciadas e as experiências vividas da comunidade e das crianças racializadas.

“Para começar a falar sobre formação antirracista, nós conversamos muito sobre o contexto histórico no qual a educação brasileira foi fundada, que já foi um contexto excludente. Desde a colonização do Brasil, refletimos como a população negra foi afetada e é afetada até os dias atuais. É necessário que a escola venha a refletir práticas que fazem a criança se sentir pertencente a esse ambiente”, comentou Jéssica.

Foto da aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”

Psicólogo clínico, Julio Cezar relata que pratica uma abordagem clínica afrocentrada e voltada à descolonização do pensamento. Ele considera que pautas raciais devem ser tratadas com uma visão que tenha cuidado e atenção com diferenças raciais.

“O GIT dialoga muito com essa questão de territorialidades, de pensar esse corpo do indivíduo como território também, e como ensinar sobre prática racial entendendo, por exemplo, que o processo de construção de identidade de uma pessoa negra se difere do processo de construção de identidade de uma pessoa branca. Esse aprendizado perpassa as questões de território, de onde a pessoa circula e como ela é lida socialmente, dentre outras questões”, declarou Julio.

Foto da aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”

Também organizadora da aula integrada de formação antirracista, a professora Eliza Braga, do curso de Psicologia, salienta que a intenção é fazer anualmente algum evento que tenha como foco o Dia da Consciência Negra. Ela entende que a educação antirracista faz parte de um compromisso ético-político pela erradicação da violência racial.

“Essa discussão influencia toda uma trajetória acadêmica e permite que esses alunos se debrucem sobre essa e outras temáticas que são relevantes não só para a formação, mas também para a futura atuação profissional. O caráter interdisciplinar desse evento é fundamental não só pela aproximação que a Psicologia e a Pedagogia constroem dentro da universidade, historicamente, mas principalmente pelo foco dado ao evento, que foi muito nessa perspectiva de cuidar e educar. A discussão permite que a gente consiga compreender não só o nosso papel e nossa atuação enquanto profissionais, mas também a influência que isso tem para o desenvolvimento do sujeito”, disse Eliza.

Foto da aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”
Turmas de Psicologia e de Pedagogia na aula integrada “Saberes conscientes: Pedagogia e Psicologia na formação antirracista”

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Selo Rede ODS Brasil
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down