Alunos da Univale participando do Campus Tech Week Valadares

Equipes com participantes da UNIVALE conquistam primeiras posições em evento de inovação

05 maio, 2023

Realizado em formato imersivo para gerar soluções inovadoras, o Campus Tech Week discutiu empreendedorismo e o aprimoramento de habilidades e competências profissionais. Durante três dias, os participantes foram reunidos em grupos e desafiados a apresentar propostas para resolver problemas do município. Entre as equipes concorrendo, as duas melhores classificadas tinham integrantes do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE.

Alisson Pereira é aluno do curso, estava na equipe que ficou em primeiro lugar no Campus Tech Week, e faturou um prêmio de R$ 500, divididos entre os integrantes. “O evento é uma imersão em inovação digital, e a proposta era simplificar a comunicação entre a população e o poder público. A gente precisava fazer sugestões de ferramentas, algo que fosse inovador e que solucionasse o problema da falta de comunicação com o poder público. Apresentamos um aplicativo que muda completamente a maneira que a Ouvidoria de Valadares funciona”, explicou Alisson.

As propostas feitas pelos grupos foram apresentadas em pitchs e submetidas à avaliação de uma banca. As equipes eram mistas, e reuniam alunos e professores de diferentes instituições. No grupo de Alisson, que ficou em primeiro lugar, ainda havia outros três estudantes de Sistemas de Informação da UNIVALE. A universidade também estava representada no grupo que ficou em segundo lugar, e levou R$ 300 em premiação, com os professores Henrique Bianor Freitas Silva e Patrick Vinicius Estevão Oliveira.

Patrick destaca que ideias apresentadas em eventos como o Campus Tech Week, em alguns casos, se tornam startups e são efetivamente colocadas em prática. “São eventos em que se leva e apresenta o projeto. Quando um projeto ganha é porque tem um fundamento muito bom e já passou inclusive por etapas de validação. Na grande maioria, os jurados perceberam que existe aplicação e pode ser desenvolvido algo inovador com aquele projeto”, comentou o professor.

A coordenadora do curso, professora Rossana Ribeiro Morais, comemorou o sucesso de alunos e docentes de Sistemas de Informação da UNIVALE, instituição que valoriza o desenvolvimento de uma educação empreendedora. Ela salienta ainda que, ao participarem de eventos voltados à inovação, os estudantes percebem novas possibilidades de atuação no mercado.

“Eventos como o Campus Tech Week ajudam a reforçar esse comprometimento da UNIVALE com a formação de seus alunos, e mostram o quanto nossos alunos podem ser realmente agentes transformadores nos locais onde estão inseridos. Nosso compromisso e nossa formação estão auxiliando esses alunos a procurarem novas perspectivas, novos projetos, e se engajarem na solução de problemas para a comunidade”, afirmou Rossana.

Veja fotos de alunos e professores da UNIVALE no Campus Tech Week