Auditório A com alunos de Pedagogia para exibição do filme "O Garoto Selvagem"

Pedagogia da UNIVALE debate socialização na história “O garoto selvagem”

25 março, 2024
Cartaz do filme "O Garoto Selvagem"
Cartaz do filme “O garoto selvagem”

O filme “O garoto selvagem”, lançado em 1970 na França, conta a história de um menino que vivia com lobos em uma floresta, sem falar, ler, escrever, ou mesmo andar como um ser humano. A obra foi exibida terça-feira (19) na UNIVALE, como objeto de debate do curso de Pedagogia.

Baseado em fatos reais, “O garoto selvagem” mostra o médico Jean Marc Gaspard Itard (que se tornou notório ao trabalhar como educador de surdos), no final do século 18, e seu trabalho com Victor de Aveyron, encontrado com cerca de 12 anos, com linguagem rudimentar e sem socialização prévia.

Professora Eliene Nery, do curso de Pedagogia
Eliene Nery

“O garoto é encontrado na selva e passa por um processo de educação naquela época, com médicos tentando desenvolver o processo de inteligência e o processo de linguagem. Nesse filme a gente vê a antropologia, a sociologia, a psicologia e a afetividade. Principalmente as relações sociais e o encontro com a linguagem, para que esse sujeito possa advir como ser humano. É um filme que traz várias questões e vários contextos, propondo uma boa conversa para os alunos do curso de Pedagogia”, comentou a professora Eliene Nery, docente.

Aluna Áquila Mendes, do curso de Pedagogia
Áquila Mendes

Antes da exibição do filme, a aluna Áquila Mendes demonstrou grande expectativa em adquirir conhecimentos com um debate sobre a obra. “Pelo fato de eu ser uma aluna que aprendo muito ouvindo, e não pela leitura, acho que eu vou conseguir absorver mais o conteúdo. Uma vez que a gente tem o contato com o cinema, nós temos contato com vários outros conhecimentos e várias outras culturas. Sempre tem algo a mais ali no cinema, para agregar no conhecimento, que não é só a matéria em si. Outros tipos de conhecimento sempre são bem-vindos”, disse a estudante.

Veja também a matéria da UNIVALE TV sobre a exibição de “O garoto selvagem” para o curso de Pedagogia: