Palestra de Dudu Haluch, abrindo o 1º Congresso de Nutrição do Leste Mineiro (Conutrim)

1º Congresso de Nutrição celebra 20 anos de curso com palestras multiprofissionais

31 agosto, 2023

Realizado na UNIVALE entre os dias 29 e 31 de agosto, o 1º Congresso de Nutrição do Leste Mineiro (Conutrim) celebrou os 20 anos do curso na instituição, trazendo palestras e mesas-redondas com foco multiprofissional, para contribuir com a formação não apenas de nutricionistas, mas também de médicos, farmacêuticos e profissionais de Educação Física. Foram mais de 300 inscrições para os três dias do evento.

O Conutrim teve a presença de professores e estudantes da UNIVALE, além de profissionais da saúde já atuantes no mercado. Os temas das discussões incluíram Nutrição Esportiva, Inovações em Diabetes, Cirurgia Bariátrica, e Fertilidade. A coordenadora do curso de Nutrição da universidade, professora Enara Cristina, comemorou a grande procura de estudantes e profissionais pelo Congresso.

“De acordo com o número de inscrições que foram feitas, a gente percebeu que está havendo uma receptividade por parte dos profissionais e dos alunos. Nossa discussão neste primeiro Congresso tem uma abordagem multiprofissional, nós trouxemos alguns assuntos que merecem atenção de vários profissionais da área da saúde. São temas relevantes, ligados à área da saúde, e que podem ser discutidos por médicos, profissionais da Educação Física e farmacêuticos. Nossa ideia é trazer essa visão multiprofissional para cada um desses assuntos”, disse a professora.

Nutrição Esportiva

Recém-formada em Nutrição, Emanuelle Medeiros tem interesse em Nutrição Esportiva e esperava principalmente pela palestra de abertura, com Dudu Haluch, que é referência no assunto: além de nutricionista, Dudu é professor com título de mestre, coach de atletas fisiculturistas e autor de livros sobre o tema.

“Acredito que é um evento muito engrandecedor para todos, tanto para os alunos quanto para os egressos, porque a gente vai conseguir adquirir muitos conhecimentos de diferentes áreas, dentro do contexto da Nutrição. Nutrição Esportiva é a área que quero atuar e o Dudu é uma grande referência para mim, como nutricionista nessa área”, afirmou Emanuelle.

Paranaense, Dudu Haluch se disse honrado com o convite para vir a Minas e participar da comemoração dos 20 anos do curso de Nutrição da UNIVALE. O tema de sua palestra, “Estratégias nutricionais para hipertrofia muscular”, de acordo com ele, extrapola a Nutrição Esportiva.

“Escolhi um tema que é bem amplo, porque quando a gente fala em hipertrofia muscular e massa muscular a gente pode trabalhar tanto no âmbito do atleta, como também a gente pode trabalhar com pessoas que estão, por exemplo, sofrendo uma grande perda de massa muscular. As estratégias nutricionais para a hipertrofia muscular são um tema que vai além da Nutrição Esportiva, por isso escolhi esse tema, com muito carinho, para este evento. Fico muito honrado em ser convidado para um evento desse porte, eu gosto muito de vir para Minas Gerais, sou sempre muito bem recebido aqui. Eu venho bastante empolgado”, declarou o palestrante.