Sumário
O curso de Odontologia da Univale retomou na última semana suas atividades que estão ligadas ao programa Rede Solidária Natureza Viva. Em parceria com a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf), a Ascanavi (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva) e o Centro Socioeducativo de Governador Valadares, o curso oferece atendimento odontológico gratuito aos funcionários das instituições e a seus dependentes.
Os atendimentos acontecem todas as terças-feiras, às 18h, na clínica odontológica IV, campus II da Univale. De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, professor Cláudio Machado, os membros das associações recebem todos os tipos de tratamentos odontológicos que são realizados pelas clínicas da Univale: tratamento de canal, prótese, tratamento estético, resinas, dentística, odontopediatria, dentre outros. “Nosso objetivo é fazer a reabilitação da saúde bucal do paciente e acompanhá-lo até o momento da alta”, ressalta o professor.
O atendimento é feito sequencialmente e de forma contínua: sempre que um paciente completa os tratamentos necessários e recebe alta, o curso de Odontologia entra em contato com as associações, que encaminham novos membros para atendimento.
Todas as terças, os alunos do 7º e 8º período do curso de Odontologia, acompanhados pelos professores, atendem cerca de três pessoas da Ascanavi, três da Ascarf, e duas do Centro Socioeducativo, totalizando uma média de 8 atendimentos por semana. Com isso, somam-se cerca de 160 pacientes atendidos no semestre, com mais de 600 procedimentos odontológicos realizados.
Rede Solidária Natureza Viva
Desde 2017, o Rede Solidária Natureza Viva dá suporte e contribui para a consolidação da coleta seletiva em Governador Valadares. Atualmente, dentro dos campi da Univale, o projeto engloba colaboradores, professores e alunos extensionistas de vários cursos.
Coordenado pelos professores Thiago Martins Santos e Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, o Rede Solidária Natureza Viva também trabalha com a Ascanavi prestando atendimento contábil-jurídico e assessoria comunicacional a essa organização. Em contrapartida, os alunos extensionistas do projeto podem realizar visitas técnicas e pesquisas na Ascanavi e a Universidade recebe apoio logístico na organização da sua coleta seletiva.
Além do trabalho com a Ascanavi, o projeto também já realizou atividades de educação ambiental fora da Univale. Por exemplo, a oficina para secretários municipais de educação e de meio ambiente dos municípios pertencentes à Ardoce (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce) e a exposição de resultados no “Abraço à Lagoa Santa”.
Além disso, o projeto fez parte do grupo gestor para ampliação da coleta seletiva em Governador Valadares, coordenado pela Prefeitura Municipal da cidade.