A aula magna do curso de Pedagogia da UNIVALE, discutindo relações étnico-raciais

Curso de Pedagogia inclui educação antirracista na formação de professores

04 abril, 2024

A aula magna do curso de Pedagogia da UNIVALE foi realizada na noite de terça-feira (2), discutindo o tema das relações étnico-raciais, que será trabalhado por todos os cursos da instituição neste semestre. Com a participação do Coletivo Abayomi, composto majoritariamente por mulheres negras, a aula magna abordou letramento racial e educação antirracista na formação de professores. Também foram realizadas oficinas com estudantes de Pedagogia.

“Estamos fazendo nossa aula magna, com a temática que vamos trabalhar no seminário integrador, que é a temática das relações étnico-raciais. É uma aula especial, convidamos para essa aula o Coletivo Abayomi para fazer a abertura, trabalhando com a questão do letramento racial e da educação antirracista, que são fundamentais para a formação de professores”, afirmou a coordenadora do curso, professora Wildma Mesquita.

A coordenadora do Coletivo Abayomi, Érika Benigna, avalia que a inclusão da pauta étnico-racial na formação de professores é essencial para a transformação da sociedade. “Eu penso que a educação é que pode de fato transformar a nossa sociedade em uma sociedade antirracista. Não existe um ambiente mais propício para discutir a educação antirracista que com estudantes do curso de Pedagogia”, disse Érika, que também é educadora e egressa do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE.

Além dos debates, o curso de Pedagogia realizou quatro oficinas para aprofundar o estudo das relações étnico-raciais: de contação de histórias, sobre a boneca Abayomi (boneca de pano ligada à cultura afro-brasileira), de infância e raça, e “O Brasil tem cor: arte, cultura e ancestralidade”. Estudante do curso, Júlia Batista reconhece a necessidade de discutir o combate à discriminação racial. “Eu acho que é importante, para quando nos tornarmos professoras, podermos mostrar para as crianças a importância de não ter racismo ou preconceito, e as crianças negras poderem ver a gente como referência dessa forma de ensino”, afirmou.

Veja também o registro que a UNIVALE TV fez da aula magna de Pedagogia sobre relações étnico-raciais:

Mais imagens das oficinas: