PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
dislexia

16/11 Dia Nacional de Atenção à Dislexia: entenda mais sobre o transtorno

14 novembro, 2023

Por Isabela de Andrade Damacena, aluna do 4° período de Jornalismo

Nesse mês, celebramos o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, uma ocasião crucial para destacar e compreender uma realidade que impacta a jornada educacional de muitos. Dentre dificuldades e estigmas, as pessoas ao redor daqueles que possuem o transtorno podem não ter conhecimento suficiente para compreender e acolher.

Por isso, a data foi criada para trazer visibilidade a essas pessoas e ao transtorno, com o intuito de realizar eventos sociais e culturais que ajudem a conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Sendo assim, para contribuir com essa data, nós da UNIVALE preparamos este texto para ajudar você que convive com pessoas com dislexia ou até mesmo tem a suspeita de possuir o transtorno. Aqui você conhecerá um pouco mais da condição, além de entender sobre formas de tratamento e diagnóstico.

Para começar, que tal entender o que é o transtorno e como ele funciona no cérebro humano? Vamos lá!

O que é dislexia?

A dislexia é uma condição neurológica responsável por afetar o desenvolvimento da leitura, escrita e ortografia. Diferente do que algumas pessoas pensam, ela não está relacionada à falta de inteligência ou motivação. Trata-se de um desafio específico de aprendizagem, no qual se torna mais difícil desenvolver as habilidades de processamento fonológico e decodificação.

Com esta condição, as pessoas que a possuem podem apresentar dificuldades em associar sons aos símbolos gráficos das letras, resultando em erros frequentes de leitura e escrita. Isso gera um grande impacto no desenvolvimento acadêmico e escolar, além de, claro, provocar questões relacionadas à autoestima da pessoa diagnosticada.

É crucial compreender que a dislexia é um transtorno que permanece com a pessoa ao longo da vida. Contudo, é possível tratá-la e desenvolver estratégias para lidar com as dificuldades por meio de intervenções, suporte e métodos específicos de ensino. A compreensão e paciência por parte da sociedade desempenham um papel fundamental no processo de adaptação e superação dessas dificuldades.

Agora que já temos uma base sobre o transtorno, vamos explicar como identifica-la desde a sua origem e também discutir as formas de tratá-la.

Origem e tratamento

É essencial compreender a dislexia desde suas origens para estabelecer estratégias de intervenção eficazes e sistemas de apoio. A detecção precoce dos sintomas pode ser crucial para um caminho mais suave no desenvolvimento acadêmico e social da pessoa afetada.

Muitas vezes, o distúrbio manifesta seus primeiros sinais nas fases iniciais do desenvolvimento da alfabetização. Dificuldades prolongadas em associar letras a sons, problemas ao escrever palavras simples e uma velocidade de leitura lenta são alguns dos sintomas. Além disso, dificuldades em lembrar sequências de palavras, como o alfabeto ou os dias da semana, podem indicar problemas relacionados à dislexia.

Os tratamentos para a dislexia geralmente se concentram em estratégias educacionais e terapias especializadas, visando aprimorar as habilidades de leitura e escrita. Intervenções como a fonoterapia, que se concentra no desenvolvimento da consciência fonológica, e métodos de ensino adaptativos têm demonstrado sua eficácia.

E também é importante pontuar que, em determinadas situações, crianças com dislexia podem apresentar comorbidades, como ansiedade ou outros problemas relacionados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Nessas condições, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos para lidar com as condições concomitantes.

dislexia

Desmistificando a dislexia

Graças a falta de informações, muitas pessoas acreditam e reproduzem alguns mitos acerca da dislexia e sobre indivíduos com esse transtornos. Por isso trouxemos aqui uma lista com os 5 principais mitos sobre essa condição.

  • Mito 1: a dislexia é causada por falta de inteligência

A dislexia não tem relação com a inteligência. Pessoas com dislexia podem ter habilidades excepcionais em áreas como criatividade, raciocínio lógico e resolução de problemas.

  • Mito 2: a dislexia é resultado de falta de esforço ou motivação

O transtorno é uma condição neurológica. Não está relacionada a falta de esforço ou motivação. Pessoas com dislexia frequentemente se esforçam muito, mas podem precisar de métodos de ensino diferentes.

  • Mito 3: pessoas com dislexia são semideuses

Brincadeiras à parte, baseando-se na famosa obra do escritor Rick Riordan, Percy Jackson, na qual as crianças que possuem dislexia são filhos de deuses gregos e seu cérebro foi programado para entender o grego antigo. Infelizmente isso não é verdade, mas é uma ideia interessante, não é?

  • Mito 4: disléxicos veem as palavras de maneira diferente

A dislexia não está relacionada à visão. É um desafio no processamento fonológico e na decodificação da linguagem escrita. A visão em si não é afetada.

  • Mito 5: todas as pessoas com dislexia têm os mesmos sintomas

Cada pessoa com dislexia é única, e a condição se expressa de maneira diferente em diferentes indivíduos. Reconhecer essa diversidade é essencial para fornecer o suporte personalizado necessário.

Desmistificar esses mitos é fundamental para criar uma compreensão mais precisa da dislexia. E agora que você sabe mais sobre o transtorno e como identificá-lo, vamos atrás de um diagnóstico? Isso também vai ser muito importante!

Procure um diagnóstico!

O diagnóstico da dislexia é uma etapa crucial que requer o conhecimento de profissionais especializados em diversas áreas, como psicólogos, neurologistas e fonoaudiólogos. Essa equipe colabora entre si para realizar avaliações abrangentes, com uma abordagem que permite a compreensão mais completa das habilidades cognitivas do indivíduo.

A avaliação cognitiva é uma das principais partes da busca pelo diagnóstico. Isso inclui a análise de conhecimentos como a memória de trabalho, processamento auditivo e visual, e outras funções cerebrais relacionadas à linguagem. Esses dados são fundamentais para identificar padrões característicos da dislexia.

Observar o desempenho real do paciente em tarefas de leitura e escrita também é indispensável para a análise. Dificuldades consistentes, como trocas de letras, lentidão na leitura e erros frequentes, podem indicar a presença de dislexia.

Por isso, se você conhece alguém que possa ter dislexia, ou acredita que você mesmo tenha, é importante que procure o quanto antes a ajuda desses profissionais. Ao compreender a complexidade envolvida no processo diagnóstico, é possível garantir o suporte necessário, ajudando a superar os desafios associados à dislexia.

É aluno da UNIVALE? Não precisa ir tão longe para encontrar ajuda!

dislexia

A UNIVALE também pode ajudar

Você que é aluno da UNIVALE, já conhece o Espaço A3? Desenvolvido para contribuir com a comunidade acadêmica, os estudantes da universidade podem encontrar auxílio no bloco D2, no campus II, ou na sala das coordenações do campus I.

Nosso espaço não se limita a questões universitárias e está aberto para abordar desafios emocionais pessoais. Os estudantes interessados em receber atendimento podem entrar em contato pelo e-mail espacoa3@univale.br, fornecendo nome, curso e telefone de contato.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down