A noite do dia 7 deste mês foi marcada por diálogos sobre territórios vividos e projetos de vida. As conversas envolveram jovens do Ensino Médio da Escola Estadual Cecília Meireles; profissionais da escola; e pesquisadoras do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE. Estiveram presentes a professora Maria Celeste Souza, Andrea Cecília Moreno (egressa do GIT) e as bolsistas do Projeto Cartografia de Territórios Educativos em três bairros de Governador Valadares: Ana Luiza Martins (egressa do curso de Design Gráfico) e Ana Paula Miranda (estudante do curso de Pedagogia), ambas bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O encontro foi motivado pelo e-book "Conversando com a cidade – Cartografias no Bairro Turmalina, Governador Valadares – MG: Territórios vividos e territórios educativos", com resultados da pesquisa citada, realizada com o apoio da Fapemig e da UNIVALE, e que foi produzido em coautoria com estudantes do 9º ano da Escola Municipal Ivo de Tassis, e que agora cursam, em sua maioria, o Ensino Médio na E.E. Cecília Meireles.
A ida à escola foi a convite da professora de Geografia e Projeto de Vida, Eunice Maria Viana. Sobre o convite e este momento ela afirma: “Ao tomar conhecimento do e-book durante as aulas sobre projeto de vida, percebi a dimensão desse trabalho. A comunidade Turmalina tem um potencial enorme, jovens estudiosos, trabalhadores, com um vontade enorme de vencer, apesar da dificuldades. É assim que eu vejo meus alunos. O projeto deu identidade ao bairro, com destaque para as paisagens naturais e culturais,com as histórias relevantes, deixando os envolvidos no projeto com orgulho da obra construída. Ao participar da apresentação do e-book na Escola Ivo de Tassis, fiquei encantada. Esse trabalho precisava ser apresentado também aos alunos da Escola Estadual Cecília Meireles, até mesmo porque os dois alunos bolsistas estão cursando o 1º ano em nossa escola. O encontro foi emocionante, um grande incentivo para os demais alunos acreditarem que as oportunidades surgem, e que eles poderão alçar voos e realizarem seus projetos de vida, seus sonhos. Que tenhamos mais projetos dessa magnitude em nossa comunidade. Parabéns aos profissionais responsáveis e à UNIVALE, por proporcionar esses momentos marcantes em nossas vidas”.
Sobre a escola e este momento, o diretor Rafael Natividade disse: “A escola é uma referência na comunidade do Turmalina, funciona no prédio cedido pela Escola Municipal Ivo de Tassis e tem um sonho maior, de construir a nossa sede própria. Estamos batalhando muito para isso acontecer. Os nossos alunos cursam o ensino médio e temos um curso técnico de Agente de Saúde. Esse projeto da UNIVALE fez um diferencial imenso, pois está construindo expectativas de um futuro acadêmico para nossos alunos, que talvez jamais teriam condições financeiras de cursar uma universidade. A escola foi valorizada, os alunos perceberam que as oportunidades aparecem e que, para isso, estudar é o melhor caminho. Parabéns aos profissionais do e-book, por este trabalho de identidade da nossa comunidade Turmalina”.
A professora Celeste, coordenadora da pesquisa, destaca o envolvimento de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento do trabalho e elaboração do e-book. A docente ressalta ainda a importância do diálogo entre a universidade e escolas da educação básica, que é uma preocupação constante do GIT e de pesquisadores e pesquisadoras do Niesd, e aponta ainda o protagonismo de estudantes. A pesquisadora frisa que esse protagonismo está na participação ativa durante a pesquisa, com escrita dos textos e oficinas de ilustração do e-book pelos estudantes e que foram acompanhadas na UNIVALE pela professora Karla Nascimento, egressa do GIT e pesquisadora do Niesd.
Celeste também destaca que o reconhecimento desse protagonismo foi feito pela Fundação Percival Farquhar, (PFF, mantenedora da UNIVALE) que concedeu duas bolsas de estudo aos estudantes Alice Rocha Brito Sampaio e Samuel Alves de Souza, quando concluírem o ensino médio. As bolsas foram concedidas durante o lançamento do e-book na aula inaugural do GIT, em agosto deste ano, e na qual os estudantes estiveram presentes, relatando sua participação.
Para Alice, que compareceu ao encontro realizado na escola com roupas que caracterizam a profissão que escolheu, advogada, participar da pesquisa e ter a oportunidade de estudar é “surreal”. Samuel, que pretende cursar Educação Física e também esteve caracterizado com roupas da profissão escolhida, destaca que jamais teria essa oportunidade, que reconhece como uma conquista sua pelo seu envolvimento na proposta.
Durante o diálogo sobre o e-book, as bolsistas da UNIVALE relataram suas trajetórias no ensino superior, a importância da acolhida nos cursos escolhidos e a participação na pesquisa. Andrea Moreno reafirma a importância do apoio da Fapemig a este estudo e a outros que prestem atenção às vulnerabilidades vividas por jovens nos territórios, como o projeto atual do qual participa, sobre jovens e relação com o saber e a escola.
As pesquisadoras e bolsistas destacam a acolhida da escola, o ambiente agradável de troca e parcerias, a importância da abertura da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência de Ensino para realização de estudos como o desenvolvido, e, acima de tudo, a importância que esses estudantes conferem à escola ao continuarem seus estudos no ensino médio.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios